terça-feira, 12 de abril de 2011

INTERCÂMBIO COM A ESCOLA DE PIKKIÖ


De 4 a 9 de Abril, treze alunos do Agrupamento de Escolas acompanhados pelos professores Isabel Serra, Mário Marinho, Maria José Peres e Graciete Santos, participaram num intercâmbio com a escola Salvelanrinteen em Pikkiö, Finlândia.
Foi com grande entusiasmo que o grupo se envolveu nos primeiros três dias, isto é segunda, terça e quarta – feiras, nas actividades proporcionadas pela escola e realizadas na mesma, desde pintura graffiti na sala de Educação Visual, atelier de cozinha confeccionando a tradicional “Poula” ( bolo caseiro), até jogos de interior e exterior (floor ball e ice skating) . Na quinta-feira, o grupo pode aproveitar uma viagem inesquecível num cruzeiro no Mar Báltico (Viking Line) por um dia, usufruindo de todos os recursos no seu interior. Na sexta-feira visitaram em Turku, a Capital Europeia da Cultura de 2011, o centro de exposições” Lucomo” subordinado ao tema do fogo e a Biblioteca Municipal, onde assistiram a uma conferência com três deputados do Parlamento Europeu. Este dia culminou com um almoço típico num restaurante viking, o “ Harald”. No último dia de intercâmbio, sábado, os alunos e parceiros finlandeses, usufruíram de uma visita guiada à cidade de Helsínquia, tendo oportunidade de conhecer os monumentos mais importantes da capital (Parlamento, museus, Câmara Municipal e Residência oficial do Primeiro-Ministro e Presidente da República).
Todas estas vivências, o convívio diário com os parceiros, o contacto com as famílias e as suas tradições, nomeadamente a sauna, fizeram deste intercâmbio um momento único e enriquecedor que irá marcar o seu crescimento futuro.
Os alunos portugueses encantaram e deixaram-se encantar pelas famílias finlandesas, permitindo-nos reafirmar a ideia que os alunos portugueses foram excelentes embaixadores do nosso país e deixaram a sua marca de um povo sociável e europeu.
As impressões dos alunos à chegada

Catarina Pereira: “Esta viagem vai ser para nunca esquecer! Adorei esta semana e atrevo-me mesmo a dizer que foi a melhor da minha vida! Todos os momentos foram muito bem passados e vão ser sempre recordados! Fizemos grandes amigos e aprendemos imenso durante esta semana!
A pior parte da viagem foi a despedida, principalmente a da família. A nossa amiga ainda a vamos ver em Maio. Mas a despedida da família dela foi muito difícil, pois durante esta semana criámos muitos laços!”

Francisco Medeiros: “ Fim da viagem! Foi a melhor semana da minha vida. Nunca esquecerei esta semana! Foi tudo óptimo! Mas está a acabar!
Temos agora de esperar três semanas até os nossos parceiros nos visitarem em Portugal. Vão ser as três semanas mais longas da minha vida!
Nunca me diverti tanto e nunca vou esquecer estes amigos. A Erkka, o Arthur, o Laurie, o Santeri, o Villi e o Mika
Um dia gostaria de voltar à Finlândia!
Kittos for everything!”

Patrícia Valente: “Uma das melhores semanas da minha vida! Foi uma experiência inesquecível e absolutamente fantástica. Foram os amigos portugueses e os finlandeses, o almoço óptimo de sábado, as aulas de desenho e de economia doméstica, o cruzeiro no Mar Báltico, as compras, a sauna, a patinagem, o concerto to Enrique Iglesias, até as viagens de avião…. Tudo e mais alguma coisa. O pior foi a despedida, principalmente da mãe. Espero voltar a vê-la!
Espero ansiosamente pela chegada da Emília.
Obrigada a todos”

Marco Gomes: “A Finlândia é um lugar maravilhoso, lindíssimo e espectacular! Ver toda aquela neve, todos aqueles lagos, rios e até o mar foi incrível! Tocou-me muito a excelente hospitalidade dos finlandeses”.

João Brás: “ Eu adorei esta semana! No início não me sentia muito à vontade em casa do Lauri, mas depois a família fez com que me sentisse em casa. Estou no avião e já tenho saudades. Obrigada por me darem esta oportunidade!”

Sem comentários: