quinta-feira, 28 de abril de 2011

Projecto Comenius Régio - Reunião e Ciclo de Conferências na Finlândia


Professores do Agrupamento de Escolas de Ansião participaram em reunião do Projecto Comenius Régio e ciclo de conferências, na Finlândia, com o objectivo de reflectir sobre Novos Ambientes de Aprendizagem.

No âmbito do projecto Comenius Régio “Future Learning Environment”, fruto da parceria entre os Municípios de Kaarina, na Finlândia, e de Ansião, e entre a escola Salvelanrinne Comprehensive School, de Piikkiö e o Agrupamento de Escolas de Ansião, os professores Isabel Serra, Graciete Santos, Maria José Peres e Mário Júlio Marinho, participaram, no início de Abril, num Ciclo de Conferências e em reuniões de trabalho na Finlândia com o objectivo de reflectir sobre Novos Ambientes de Aprendizagem.
A Finlândia é um dos países de referência mundial quando se fala de Educação. Este país lidera os topos dos resultados do PISA (Programme for International Student Assessment). Contudo a Finlândia encontra-se num processo de preparação para mudanças estruturais no sistema educativo do ensino básico e por isso a reflexão acerca desta temática tem sido muito frequente.
As conferências versaram sobre o papel das redes sociais na educação, a escola futura e o mundo virtual, e novas ferramentas para a escola do futuro e foram dinamizadas por vários professores das principais universidades da Finlândia (Helsínquia, Oulu e Tampere).
A reunião principal do projecto Comenius Régio, Future Learning Environment, decorreu durante o cruzeiro, de um dia, no Mar Báltico, e contou com a presença dos professores portugueses e finlandeses, dos Senhores Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ansião, de Krisse Sulonen, membro do Conselho Nacional de Educação da Finlândia, do arquitecto finlandês Jukka Sulonen, e de Risto Jaakola, do Município de Kaarina. Esta reunião foi o culminar de uma semana de partilha e de reflexão conjunta sobre Ambientes de Aprendizagem de forma a podermos dar o nosso contributo para a melhoria da Educação nestes dois países.
Portugal terá que percorrer um percurso que é mais longo e mais sinuoso. No entanto achamos que estamos na direcção certa e, com o mesmo espírito dos nossos navegadores, iremos, com certeza, mais além.
Isabel Serra

Sem comentários: