quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
O Natal na Escola e a campanha das alterações climáticas
Os alunos dos Clubes Europeu e Linguas e do 8º ano estão a promover a Campanha Alterações Climáticas - ENO.
A Campanha consiste em fazer votos de mudança de forma a conseguirmos ter um Mundo melhor.
Todos temos que mudar os nossos hábitos consumistas e devemos poupar o ambiente: gastando menos água, cortando menos árvores, gastar menos luz, reciclando, plantando novas árvores, não poluir tanto o ar e o ambiente...
As nossas árvores de Natal da escola foram decoradas com as mensagens, escritas pelos alunos de várias turmas.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Intercâmbio com a Escola de Piikio na Finlândia e participação na Conferência da OCDE
Cinco alunos da Escola Básica 2/3 de Avelar, acompanhados por duas professoras realizaram, de 27 de Setembro a 4 de Outubro, um intercâmbio com a Escola de Piikkiö, na Finlândia, promovido pelas docentes da disciplina de Inglês de 3º Ciclo, do Departamento de Línguas.
Este intercâmbio surge no âmbito do projecto eTwinning “Nice to meet you”, iniciado no ano lectivo anterior, em parceria com várias escolas da Europa, sendo a escola coordenadora a finlandesa. Este projecto mereceu, no ano lectivo anterior, Selo de Qualidade Nacional e Selo de Qualidade Europeu
Os alunos desta escola finlandesa estiveram em Portugal de 26 de Outubro a 2 Novembro de 2007 e já tinham estado na escola espanhola em Maio. Agora foi a vez dos cinco alunos portugueses e os quinze alunos espanhóis da Escola de S. Lourenzo de l’Escorial serem recebidos na escola e nas famílias de Pikkio, a cerca de 15 km de Turku, uma das principais cidades da Finlândia.
A escola Salvelanrinne Comprehensive School situa-se numa vila pequena, tem como vizinho mais próximo a Câmara Municipal, também funciona em agrupamento e tem cerca de 530 alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e foi remodelada e ampliada há cerca de dois anos. A escola está hoje muito bem equipada e o conforto parece ser a palavra chave. De salientar que os alunos se descalçam antes de entrar na sala de aula e depois circulam por toda a escola descalços. Esta é ainda uma escola de referência na Finlândia, uma vez que os alunos obtêm normalmente bons resultados na avaliação externa, nomeadamente no que diz respeito ao PISA (Programme for International Student Assessment). Este programa visa avaliar a capacidade dos jovens de 15 anos no uso dos seus conhecimentos, de forma a enfrentarem os desafios da vida real, em vez de simplesmente avaliar o domínio que detêm sobre os conteúdos do seu currículo escolar específico.
O primeiro dia em Piikkiö foi passado com as famílias, por ser domingo. O segundo dia foi passado num cruzeiro no Mar Báltico, entre Turku e um arquipélago muito próximo de Estocolmo, na Suécia. Foram nove horas num enorme barco cruzeiro onde os alunos estiveram envolvidos em jogos didácticos, karaoke, e outras actividades com alunos das três escolas participantes. A terça-feira foi passada na escola, onde acompanharam os respectivos parceiros num dia de aulas normal.
No final do dia de terça-feira, quatro alunos e uma professora de cada nacionalidade, partiram para Helsínquia, onde durante três dias, participaram na Conferência da OCDE “Schooling for Tomorrow” - “Grasping for the Future” e iniciaram o projecto “Fórum for the Future Project”. Na conferência participaram ainda 4 alunos e um professor da escola parceira da Suécia e representantes do Ministérios da Educação e professores futuros parceiros da Bélgica, Holanda e Alemanha.
Os três dias passados na principal Conferência de Educação da OCDE do ano de 2008, foram de intenso trabalho tanto para alunos como para professores. Os alunos participaram em aulas e tiveram ainda de fazer a apresentação do seu país, em grupos multinacionais de 4 alunos. A professora Isabel Serra e Núria Cabellos, de Espanha leccionaram, cada uma quatro aulas de Inglês, a primeira sobre a União Europeia e a segunda professora sobre as diferentes escolas e países de onde os alunos eram originários e demonstraram como utilizar e rentabilizar as novas Tecnologias ao serviço do processo ensino/aprendizagem De referir que os dezasseis alunos de Portugal, Espanha, Finlândia e Suécia foram os únicos jovens convidados para esta conferência que contou com mais de quatrocentos participantes do mundo inteiro e entre eles alguns Ministros da Educação. Portugal fez-se representar pela Dra Teresa Dória do Plano Tecnológico e a Dra Luísa Ucha da DGDIC, ambas do Ministério da Educação, que acarinharam bastante o grupo português sempre que possível com a sua presença junto do mesmo manifestando a sua satisfação com esta embaixada portuguesa e com as perspectivas do projecto “Fórum for the Future Project” poder vir a ser bastante enriquecedor para todos os participantes por envolver a partilha de experiências. Este projecto deverá trazer para a nossa escola 10 tabletes móveis – portáteis para o trabalho a desenvolver com alunos nas aulas, uma parceria com a Sanako e a Nokia.
Na conferência a delegação portuguesa reuniu ainda com o coordenador do Projecto ENO, Mika Vanhanen, de nacionalidade finlandesa, e com quem trabalhamos desde o ano lectivo anterior no projecto eTwinning “We are protecting the World… we are protecting ourselves”.
O grupo que ficou na escola aproveitou os três dias para participar nas actividades lectivas na escola e por participarem também numa visita de estudo à cidade de Helsínquia, que incluiu visita ao Parlamento e principais museus.
A sexta-feira, foi o último dia na escola e foi mais uma vez preenchido com aulas. O dia terminou com uma visita pela cidade de Turku.
No sábado, dia 4 de Outubro, foi o dia da despedida e de regresso a casa. Embora a comitiva portuguesa tenha apreciado bastante e tenham aprendido bastante, a ideia do regresso trazia ainda mais brilho aos olhos dos jovens participantes.
Os jovens portugueses foram, mais uma vez, excelentes embaixadores de Portugal. Várias vezes perguntaram às professoras responsáveis se os alunos portugueses eram todos assim! Ficámos orgulhosas!
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Conferência da OCDE "Grasping for the Future", Helsínquia
ENO TREE PLANTING DAY - 22 de Setembro
ESCOLA EB 2, 3 DE AVELAR EM SINTIONIA COM O MUNDO INTEIRO
No passado dia 21 de Setembro foi dia de celebrar o Ambiente e a Paz. Esta iniciativa envolveu escolas do mundo inteiro e, em Portugal, apenas sete aderiram à iniciativa, das quais a escola EB 2, 3 de Avelar. Para marcar este dia, às 12:00 horas todas as escolas do mundo inteiro, hora local de cada país, plantaram uma árvore.
Assim, os alunos da escola de Avelar plantaram a sua árvore ao meio dia, simultaneamente com as outras seis escolas aderentes de Portugal. No resto do mundo, as primeiras foram plantadas na Nova Zelândia. Depois, seguindo o sol, foram plantadas as da Ásia, Europa e África. As últimas foram as da América do Norte e do Sul. Ao todo, 700 escolas de 85 países plantaram mais de 20.000 árvores.
A nossa árvore foi plantada num dos terrenos envolventes à escola EB 2, 3, junto à entrada do Pavilhão Gimnodesportivo. Será um símbolo para todos, principalmente para os jovens: primeiro faz lembrar a natureza e a importância da protecção ambiental; segundo, simboliza a cooperação entre as escolas de todo o mundo, a diversidade cultural e o respeito pelas diferenças; por último é a contribuição dos jovens de Avelar para o DIA INTERNACIONAL DA PAZ que esteve, também, a ser celebrado no mundo inteiro. Divulgado no site http://enotreeplanting2006.blogspot.com/2006/08welcome-to-eno-tree-planting-2006.html.
Este acontecimento está inserido no Projecto ENO (Environment Online) e, na escola de Avelar, foi dinamizado pela coordenadora do Clube Europeu e do Departamento de Línguas. Teve a participação especial da Associação Florestal de Ansião que, muito gentilmente, ofereceu a árvore e fez deslocar a sua equipa ao local para auxiliar a plantação. Esperamos que ela cresça com os nossos filhos no futuro e para o FUTURO.
Temos apenas um planeta. Se cada um de nós tiver bons cuidados
para com o seu ambiente, teremos menos problemas.
É agora o momento de agir. Actuaremos em colaboração com os nossos companheiros à volta do mundo.
Hoje, plantaremos árvores com os nossos amigos no Norte, do Sul, do Leste e do Ocidente. Neste dia, as primeiras árvores são plantadas no nas ilhas do Tonga e na Oceânia.
Depois, e acompanhando o Sol, as árvores serão plantadas na Ásia, na Europa e na África. As últimas árvores plantadas no planeta serão na América do Norte e do Sul e a última delas no Havai, nas ilhas Samoa.
O planeta Terra gira sobre si próprio e novas árvores bebés começam já
a crescer.
Hoje, somos uma grande família. Professores e alunos de cerca de 1 500 escolas, em 120 países, plantam árvores connosco. Imagine, aproximadamente, 300 000 árvores plantadas ao longo do dia! Se as escolas podem plantar este número de árvores num só dia como é nos outros? Estamos a dar o nosso exemplo à comunidade e ao país e esperamos chegar a todos através desta mensagem.
O nosso planeta não tem passageiros, todos somos a tripulação.
As nossas árvores lembram-nos a importância da natureza e do ambiente. É também um símbolo de paz e solidariedade.
Existe um provérbio Inglês que diz "Quem planta uma árvore ama mais os outros que a si próprio ".
Vamos crescer juntamente com as nossas árvores para um mundo melhor!
Carolina Marques, 8ºA
Clube Europeu
Turmas do 8ºA e B
domingo, 13 de julho de 2008
terça-feira, 10 de junho de 2008
segunda-feira, 9 de junho de 2008
TREE PARADE 2008-LISBOA- Beat Generation!!!!
Depois fomos convidados para a entrega de prémios, como já seria de esperar!
Foi no dia 30 de Maio de 2008 que decorreu a cerimónia da entrega de prémios… Esta foi no Terreiro do Paço, onde estavam expostas as árvores, em Lisboa, às 11:30, e terminou por volta das 13:00 horas. Saímos do Avelar às 7:30min, da manhã, e foram precisas três carrinhas para nos levar (26 alunos + e 2 prof.)!
Para além da nossa categoria havia mais duas, e em cada uma foram eleitas as três melhores árvores.
As categorias eram 3:
1º - Escolas primárias
2º - 2.3 Ciclos
3º - Secundária
Os prémios, de cada uma das categorias foram os seguintes:
1ª Categoria…
1º Lugar
§ 1 Vale de 1500€[2]
§ 1 Livro[3]
2º Lugar
§ 1 Vale de 750€
§ 1 Livro
3º Lugar
§ 1 Vale 500€
§ 1 Livro
2ª Categoria…
1º Lugar
§ 1 Vale 1500€
§ 1 Telemóvel
2º Lugar
1 Vale 750€
1 Telemóvel
3º Lugar
1 Vale 500€
1 Telemóvel
3ª Categoria…
1º Lugar
§ 1 Vale de 1500€
§ 1 pen
2º Lugar
§ 1 Vale de 750€
§ 1 pen
3º Lugar
1 Vale de 500€
§ 1 pen
Como podemos ver os prémios foram bastante bons!!
Mas esta visita a Lisboa não foi só boa por termos recebido os prémios, tivemos oportunidade de falar com o Sr Ministro da Agricultura, a Joana e a Francisca até lhe fizeram uma “Entrevista”, onde o “gravador” era o telemóvel da Francisca!...dá para perceber que elas se portaram como umas verdadeiras jornalistas!
E como a nossa turma é muito “conhecida”, até fomos convidados para fazer uma “publicidade” para o à Beat Generation!!... E olhem que é a serio, se estiverem atentos vêm-nos na televisão, nós fazemos parte do “elenco” de uma publicidade!
Depois disto ainda pintámos outra árvore….Que foi mais uns, dos muitos desafios que a organização nos lançou.De seguida fomos para o Vasco da Gama, comer…e regressámos a casa!Foi um dia espectacular, e muito divertido….Obrigado prof. Alice silva e prof. Isabel Serra!
Diana Oliveira, Diogo Vitória, Ricardo Gertrudes, Bernardo e Tiago Gomes. 7ºA
7º A - Pela defesa do Meio Ambiente
Desde o início do ano que o principal objectivo de todo o trabalho desenvolvido pelos alunos do 7º A, em Área Projecto, tem sido fazer do nosso planeta um lugar melhor para vivermos. Um planeta mais saudável! Pelo que resolvemos mãos à obra… E estivemos presentes em vários projectos em prol deste objectivo.
Assumimos a responsabilidade de recolher todo o papel da escola para a reciclagem e fomos sempre cuidadosos com a recolha semanal.
Participámos, no dia 13 de Novembro, numa Acção de Sensibilização sobre a Floresta, dinamizada pelos três engenheiros da Associação Florestal de Ansião, com eles ficamos a conhecer melhor a importância da floresta nas nossas vidas e ficámos também mais sensibilizados para a protecção do Meio Ambiente.
Também participámos num Projecto a nível Mundial! Onde nós em conjunto com cerca de 400 escolas de 104 países do mundo, plantámos muitas, muitas árvores. Foi no dia 21 de Setembro. Voltámos a plantar algumas árvores no dia 14 de Março. Mais uma vez a Associação Florestal de Ansião esteve presente nestes dois projectos.
No âmbito do projecto Etwining criámos o blog “Por um mundo melhor” e a revista “For a better world!”, em conjunto com outras escolas de alguns países da Europa, para publicar os nossos artigo e notícias sobre questões ambientais.
Queremos sensibilizar o máximo de pessoas possível!
Recentemente participámos no Concurso “Tree Parade 2008”, onde o tema principal foi “Floresta Fonte de Recursos”. Neste concurso a turma o 7ºA conseguiu ganhar o 1º prémio, na nossa categoria.
No dia 30 de Maio estivemos em Lisboa, na Praça do Comércio, para reclamar o nosso prémio. Vimos muitas árvores originais e ficamos muito contentes por saber que já muitas escolas do nosso país estão sensibilizadas para a protecção do Meio Ambiente.
Um super prémio! Um telemóvel para cada aluno da turma (26 telemóveis) e um cheque de 1.500 Euros da Worten para a escola. Este prémio foi entregue pelo Sr Ministro da Agricultura e Pescas. Estiveram presentes nesta cerimónia muitas outras entidades, inclusive o Sr Secretário de Estado do Ensino Básico.
Na escola, organizámos duas Tree Parades para comemorar o Dia do Ambiente, dia 5 de Junho. Cada aluno da nossa turma elaborou um cartaz, em forma de árvore, para sensibilizar para a protecção ambiental. Estes cartazes foram expostos no bloco novo. A outra foi propor a todo o Agrupamento que cada turma fizesse a sua árvore tendo como base uma árvore de cartão preparada pelo Clube de Artes e Ambiente. Esta actividade foi ainda acolhida pelo Departamento Curricular de Educação Visual e Tecnológica e integrada nas actividades do Dia das Expressões. No dia 5 de Junho, dia do Ambiente, todos os alunos do ensino pré-escolar, juntamente com o 6º C e 7º A, fizeram a Marcha do Ambiente, transportando as árvores da escola para o centro da vila onde ficou exposta esta Tree Parade.
Continuaremos a trabalhar em defesa do Meio Ambiente mas contamos com a ajuda de todos!
Um pequeno contributo de cada um, uma pequena mudança, e será muito no futuro… Vamos todos dar as mãos pelo AMBIENTE!
terça-feira, 3 de junho de 2008
TREE PARADE 2008
Sensibilizar e educar através da criatividade foi o mote deste concurso, e neste sentido, o desafio lançado às escolas foi o de decoração de uma árvore e o desenvolvimento de uma memória descritiva da mesma de acordo com a temática "Floresta, fonte de recursos".
Responderam a este desafio 178 escolas, 178 trabalhos magníficos que serão leiloados com os fundos a reverterem para a limpeza e manutenção das matas portuguesas.
O árvore elaborada pelo 7º A foi a vencedora do 1º lugar da 2ª categoria e a Cerimónia de Entrega de Prémios foi no dia 30 de Maio demanhã, no Terreiro do Paço, em Lisboa.
sexta-feira, 23 de maio de 2008
SÃO DUAS AS ACTIVIDADES QUE ENVOLVEM ESCOLAS PARCEIRAS DE FRANÇA, ALEMANHA, ESPANHA E SUÉCIA E PORTUGAL, COORDENADAS PELO CLUBE EUROPEU E DEP. L.E.
De 12 a 17 de Maio decorreu na escola Wöhlerschüle, de Frankfurt, na Alemanha, o VII Encontro Europeu que reuniu, durante uma semana, cerca de 200 jovens alunos de escolas oriundas de Espanha, França, Portugal, Suécia e Alemanha. Foi uma semana muito rica e diversificada em actividades, numa coordenação do professor Rudi Wagner Hirte, um grande amigo do nosso concelho.
A comitiva Portuguesa era composta por 14 alunos da Escola Básica 2.3 de Avelar e as professoras Isabel Cisneiros e Isabel Serra, 9 alunos da Escola Básica 2.3 de Ansião e a professora Glória Silva e 6 alunos do Instituto Vasco da Gama e a professora Susana Fernandes.
A partida aconteceu à 1 hora da manhã de 2ª feira, dia 12 de Maio, em frente aos Paços do Concelho de Ansião, onde tivemos a simpática presença do Sr Presidente da Câmara Municipal e do Sr Vereador da Educação. A maior parte dos nossos jovens teve o seu baptismo de voo durante a viagem Porto - Frankfurt Hahn, na Ryanair. No aeroporto aguardava-nos o coordenador do projecto, Rudi Wagner, para nos dar as boas vindas à Alemanha. E a chegada à escola foi às 14 horas, de segunda-feira, onde nos aguardavam alunos, professores e as famílias. Era feriado na Alemanha, por isso fomos de imediato para as respectivas famílias, só regressando à escola às 19 horas para a recepção oficial e um buffet, já com todas as comitivas estrangeiras, alunos, professores e famílias. Na terça-feira, dia 13, iniciaram-se as actividades das Olimpíadas da Wöhlerschüle, com workshops (Física, Química, Biologia, Teatro, Step, Voleibol, Hóquei, Judo, e Modelagem/Escultura). Os cerca de 200 alunos, divididos em 10 grupos, circularam rotativamente por estas actividades durante a 3ª e 4ª feiras. Na 3ª feira, mais uma recepção oficial com as entidades autárquicas e patrocinadores do VII Encontro Europeu e concerto com alunos da escola, seguido de um excelente jantar.
No dia de 5º Feira, os grupos estiveram divididos em actividades diferentes. Uns participaram num rally paper à volta da escola, outros foram visitar o Zoo, outros o Museu de História Natural, outros ainda o Stadtwaldhaus - parque da cidade, e os mais “fortes”, como eu, a Inês, o André e o João, fizemos um passeio de bicicleta, de 25 km, pelos parques à volta da cidade de Frankfurt. Esta é considerada a cidade “mais verde” da Europa pelo facto de ter um “green belt” (cinto verde) à sua volta. São muitas, muitas as árvores nos jardins particulares, públicos, escolas, por todo o lado, só árvores e mais árvores. À noite mais um sarau na escola, agora era a vez de cada comitiva se apresentar no palco. A comitiva portuguesa fez o seu melhor por promover Portugal, e conseguiu! No final houve pais que quiseram saber mais sobre o nosso país e por isso vieram até nós com perguntas.
Na 6ª feira, desporto e teatro toda a manhã. O dia da despedida. Havia alunos portugueses e os outros muito tristes por esta jornada já estar a chegar ao fim. À noite o auditório da escola foi transformado em discoteca e os jovens europeus tiveram a última oportunidade desta semana de conviverem e de se despedirem. Foram muitas as lágrimas e os abraços na hora da despedida!
Depois de um final de noite passado no ginásio da escola, sempre acompanhados pelo professor organizador do VII Encontro Europeu, Rudi Wagner, e pelo professor responsável pelo grupo francês, Serge Pons, partimos às 3 horas da manhã para o aeroporto Frankfurt Hahn, para apanhar novamente um voo da Ryanair, às 6 horas. O voo decorreu sem incidentes e chegou ao Porto pelas 8 horas e 30 minutos.
Aguardava o autocarro da Câmara Municipal de Ansião que transportou alunos e professores de volta a Ansião onde estavam os pais e encarregados de educação dos viajantes.
A emoção e as saudades eram muitas, e o encontro foi cheio de alegria.
Terminou assim o VII Encontro Europeu, que decorreu da melhor maneira e certamente contribuiu para tornar os nossos jovens mais responsáveis, mais colaborantes, mais compreensivos, mais europeus, mas também mais portugueses.
Mais uma vez os jovens do nosso concelho foram bons embaixadores do nosso país.
quarta-feira, 21 de maio de 2008
AS ESCOLAS DO CONCELHO DE ANSIÃO, APOIADAS E INCENTIVADAS PELA CÂMARA MUNICIPAL, COMEMORAM A PRIMAVERA DA EUROPA/DIA DA EUROPA E O ANO EUROPEU D. INT.
Intercâmbio com o Collège Littré
De 20 a 26 de Abril de 2008, 26 alunos do Collège Littré, de Bourges, França, nossos parceiros desde 1998, participaram num intercâmbio com as escolas do Concelho de Ansião.
Este projecto inter-escolas teve como público alvo os alunos de 7º Ano. Os jovens franceses foram acolhidos por 14 alunos do 7º A da nossa escola, 7 alunos da Escola Básica 2.3 e Secundária de Ansião e 4 alunos do Instituto Vasco da Gama de Santiago da Guarda.
O grupo Francês chegou no domingo, ao final do dia, e foi acolhido pelas famílias, alunos, professores e Sr Vereador da Educação, em frente aos Paços do Município em Ansião. Na segunda-feira a comitiva francesa teve uma recepção muito simpática no auditório da Câmara Municipal, tendo sido presenteada com uma visita à Residência dos Condes de Castelo Melhor, em Santiago da Guarda. Na tarde de 2ª feira e durante todo o dia de terça-feira estes alunos acompanharam os seus parceiros nas aulas. Na nossa escola, foi proporcionado intercâmbio dos alunos franceses com todos os alunos de 7º Ano, o que aconteceu nas aulas de Inglês da tarde de segunda-feira e ainda nas aulas de Área de Projecto, Formação Cívica e Educação Física da tarde de terça-feira. Nesta tarde o grupo Francês, composto pelos alunos acolhidos em Avelar e em Santiago da Guarda, procederam a uma demonstração de Esgrima para todos os alunos de 7º A e B e do 8º C.
Durante a manhã de 4ª feira e todo o dia de 5ª feira, decorreram workshops de Esgrima, Ginástica/Dança e Teatro, coordenadas pelos professores franceses e acompanhadas por um grupo significativo de docentes da nossa escola, rotativamente no pavilhões gimnodesportivos de Ansião, Santiago da Guarda e Avelar. Nas várias escolas é de registar um público de alunos significativo a assistir às diferentes actividades.
Na tarde de 4ª feira os alunos franceses os seus parceiros portugueses foram presenteados pela Câmara Municipal com uma ida à piscina e uma visita à exposição de telas pintadas durante o VI Encontro Europeu e Comemorativa do 50 Anos da União Europeia.
Na noite de 5ª feira, o Clube a Palavra comemorou o seu X Aniversário com uma peça de Teatro e todos os alunos franceses, acompanhados dos seus parceiros, estiveram presentes, procedendo também a uma demonstração de esgrima, coordenados pelo professor Serge Pons.
O dia de 6ª feira, por ser feriado, foi passado com as famílias que os levaram a passear por Avelar, Ansião, Santiago da Guarda, Coimbra, Figueira da Foz, Fátima, etc. Os professores franceses, acompanhados pelos professores Ricardo Pimentel, Filomena Pedro e Isabel Serra, tiveram oportunidade de visitar O Convento de Cristo em Tomar e de conviver com diferentes épocas da nossa história.
No sábado, às 7 horas da manhã, foi a despedida e a partida para Lisboa. Foi bem dolorosa a despedida para todos, o que prova que estivemos perante um verdadeiro “intercâmbio”.
As famílias do concelho foram também incansáveis e proporcionaram uma excelente semana a estes jovens franceses que se despediram emocionados e já com as saudades bem patentes nos seus rostos.
Agora, os nossos alunos anseiam pela oportunidade de participar num intercâmbio em França. O convite foi formulado pela escola francesa para Janeiro de 2009. Vamos ver!
terça-feira, 6 de maio de 2008
INTERCÂMBIO COM O COLLÉGE LITTRÉ, DE BOURGES, FRANÇA
Para além de ter contribuído para a melhoria da nossa capacidade linguística a nível do Inglês e do Francês, também nos divertimos muito. Tivemos a oportunidade, e porque o professor Serge Pons que os acompanhava era especialista nesta área, de assistir a um pequeno duelo de Esgrima, organizado pelo mesmo e por alguns companheiros praticantes desta modalidade de origem francesa. Ao longo da semana para além de tomarmos contacto com esta também tivemos a oportunidade de praticar outras modalidades tais com: Ginástica/Dança e Teatro também organizados pelos professores destas áreas, professora Michéle Pons e Marie-Paul Noizat.
Sexta-Feira dia 25 de Abril, feriado, nós tivemos a oportunidade de passar o dia com os nossos parceiros, visto que era dia livre. Muitos deles tiveram a possibilidade de conhecer melhor a nossa zona.
No Sábado de manhã por volta das 7 horas, no meio de lágrimas e abraços, despedimo-nos dos nossos franceses que tantas oportunidades nos proporcionaram.
Esperemos voltar a velos em breve.
Pedro, Carolina, Tiago, Ricardo e Diana.7ºA
Árvore
As árvores são essenciais à vida do ser humano. Tanto o ser humano como os animais dependem das árvores, sem elas não conseguíamos viver.
As árvores, para além de nos fornecerem grandes quantidades de oxigénio, também nos dão madeira, que pode servir para fabricar papel, mobiliário…, também nos dão cortiça, alimentos, sombra, mas ainda fornecem abrigo e alimentos aos animais silvestres e também são óptimas para o fornecimento de matéria orgânica para o solo e para a retenção de humidade.
No entanto a raça humana, ao construir grandes empreendimentos como fábricas, está a destruir grande área florestal, abatendo muitas árvores e poluindo os rios e mares, despejando lá todos os resíduos produzidos nessas mesmas fábricas, mas também poluem a atmosfera libertando gases tóxicos como o dióxido de carbono para a atmosfera. Esta poluição está a perfurar a camada de ozono, deixando assim entrar os raios solares sendo responsáveis pelo aumento global da temperatura e consequentes alterações climatéricas. Os raios solares estão ainda a derreter os icebergs e provocando o degelo nos pólos, provocando o aumento médio das águas do maré é por isso que a General Motors, uma fábrica importante de automóveis, a fim de resgatar o dióxido de carbono emitido decidiu patrocinar a plantação de cerca de 130mil árvores no conselho de Ansião, a fim de sequestrar cerca de 31mil toneladas de dióxido de carbono emitido pelos veículos que produz.
E com isto pode-se concluir que a raça humana é uma verdadeira máquina auto – destrutiva.
terça-feira, 8 de abril de 2008
terça-feira, 1 de abril de 2008
Clima
Clima, num sentido restrito é geralmente definido como “tempo meteorológico médio”, ou mais precisamente, como a descrição estatística de quantidades relevantes de mudanças do tempo meteorológico num período de tempo, que vai de meses a milhões de anos. O período clássico é de 30 anos, definido pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). Essas quantidades são geralmente variações de superfície como temperatura, precipitação e vento. O clima num sentido mais amplo é o estado, limites exactos do que é o clima e o que é tempo não são bem definidos e dependem da aplicação dos termos. Por exemplo, em alguns sentidos um evento como El Niño poderia ser considerado clima; em outros, como o tempo meteorológico.
A concepção original do que é clima foi introduzida através de uma média estatística, de longo prazo, considerada, talvez no fim do século XIX. A ideia da mudança climática não era muito usada e a média de 30 anos pareceu razoável para os meteorologistas da época [carece de fontes?]. Hoje em dia, sabendo que há tendências a longo prazo no registro da temperatura, é mais difícil dar uma definição precisa do clima: em períodos de 30 anos, as médias podem mudar; num período mais curto, as estatísticas são menos estáveis.
Em determinada região, o clima geralmente não varia muito se for usado como parâmetro o tempo de vida humano. Mas, levando em consideração o tempo geológico, o clima pode variar muito numa determinada região da Terra. por exemplo, a Escandinávia passou por diversas Eras glaciais por centenas de milhares de anos (a última terminou há 10.000 anos atrás). Paleoclimatologia é o estudo do clima no passado.
No sentido original, "clima" é um conceito usado para dividir o mundo em regiões que dividem parâmetros climáticos parecidos. As regiões climáticas podem ser classificadas com base na temperatura e precipitações. Os tipos de classificação para as regiões climáticas são: classificação do clima de Köppen, classificação do clima de Thornthw. O termo Mudança do Clima, Alterações climáticas ou Mudanças Climáticas refere-se à variação do clima global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo. Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenómenos climáticos em relação às médias históricas. Tais variações podem alterar as características climáticas de uma maneira a alterar sua classificação didáctica. Os tipos de classificação para as regiões climáticas são: Classificação do clima de Köppen, Classificação do clima de Thornthwaite e Classificação do clima de Martonne.
Podem estar em causa mudanças no estado médio da atmosfera em escalas de tempo que vão de décadas até milhões de anos. Estas alterações podem ser causadas por processos internos ao sistema Terra-atmosfera, por forças externas (como, por exemplo, variações na actividade solar).
Diogo-----Márcio-----Carolina-----Kevin-----Rui.
Nº11------Nº18--------Nº6-----------Nº17------Nº24
7ºA
A Natureza
A Natureza é uma das coisas mais belas e necessárias do Mundo! Tem de tudo um pouco para a nossa sobrevivência: árvores (fonte de oxigénio), lagos de agua (bem indispensável á vida) e uma vasta beleza terrestre…
Mas o Homem não vai deixar viver essa Natureza por muito mais tempo. No Avelar a nossa Natureza tem neste momento os dias contados… As florestas têm sido devoradas por incêndios. Estes estão a estragar a beleza do Avelar.
Nós (os habitantes) gastamos cada vez mais água sem pensar nos prejuízos que isso nos causa. Acreditamos que o Avelar não é o sitio mais crítico… Mas não aguentamos ver tanta tristeza à nossa volta. Sim a nossa Natureza está cada vez mais triste! Ajudem-nos a animá-la! Muitas vezes ela chora (chuva) e expressa os seus sentimentos. Mas por vezes o homem é tão cruel com ela que acontecem grandes desastres (cheias; furacões…) mas não se esqueçam que ela faz isto por causa de nos, porque nos a fazemos sofrer… Carolina, Diogo, Kevin, Marcio e Rui 7º A
terça-feira, 25 de março de 2008
Dia da Floresta
No passado dia 14 de Março, último dia de aulas de 2º Período, comemorámos na escola, o Dia da Floresta (por antecipação do dia 21 de Março). Plantámos mais duas árvores, carvalho alvarinho, no espaço contíguo ao pavilhão gimnodesportivo. Esta actividade foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Área Projecto e dos projectos europeus Eno e eTwinning. No caso do projecto Eno estão envolvidas cerca de 400 escolas em 104 países do mundo (http://eno.joensuu.fi/basics/schools0708.htm) e do projecto eTwinning, “We are protecting the World, we are protecting us…ourselves”, do qual somos escola coordenadora, e temos escolas parceiras na Grécia, Suécia e Polónia. (http://clubeuropeuavelar-betterworld.blogspot.com/).
Contamos com uma excelente parceria com a Associação Florestal de Ansião que connosco tem colaborado, desde o início do ano lectivo, com a comemoração do Eno Tree Planying Day / Dia internacional da Paz, em Setembro, com a dinamização de uma acção de sensibilização sobre a Floresta para os alunos de 7º Ano, em Novembro, com a comemoração do Dia da Floresta, em Março, e iremos ainda prosseguir com outros trabalhos. A Junta de Freguesia de Avelar tem também sido um óptimo parceiro, sempre prontos a apoiar as iniciativas da escola.
É urgente proteger a Floresta! Esta é uma tarefa que é de todos! Todos devemos estar vigilantes!
Não é por acaso que o Prémio Nobel da Paz em 2007 foi atribuído ao ex-Vice-Presidente Norte-Americano, o Sr Al Gore, e ao Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU. Com toda a certeza que o facto de se atribuir a quem tem defendido o meio ambiente terá a ver com a urgência do problema.
O prémio foi atribuído a Al Gore e ao Painel das Nações Unidas pelo "esforço conjunto na criação e disseminação de um maior conhecimento acerca da influência humana nas mudanças climáticas, e pelo lançamento das bases necessárias para inverter essas mudanças", declarou o presidente do Comité Nobel norueguês, Ole Danbolt Mjoes. O Senhor Al Gore, de 59 anos, fez das alterações climáticas a sua imagem de marca e desde que saiu da Casa Branca, venceu, em 2007, o Óscar de Melhor Documentário pelo seu filme ambientalista "Uma Verdade Inconveniente".
Vimos este filme na disciplina de Área Projecto e se já estávamos comprometidos com a reciclagem e a protecção do meio ambiente, ainda mais comprometidos ficámos. Sentimo-nos agora muito mais responsáveis por fazer passar a mensagem. É urgente reciclar, reutilizar, poupar energia, rentabilizar recursos, etc.
Desde Setembro de 2007 que assumimos a responsabilidade da reciclagem na nossa escola. Não é uma tarefa fácil! Mas sentimos que é nosso dever continuar a sensibilizar a comunidade educativa.
É urgente proteger o Meio Ambiente!
terça-feira, 11 de março de 2008
A Floresta
Felizmente aqui na nossa zona, no Avelar, estamos rodeados por alguma floresta a toda a volta. As crianças da cidade não sabem como respirar o verdadeiro ar puro. Nós podemos dar-nos por contentes!
Mas estes recursos estão a acabar. A culpa é nossa, a culpa é do Homem, o único animal racional à face da Terra. A floresta tropical tem muitas árvores e vegetação o que é excelente. Mas mais uma vez o Homem quer destruir toda esta mina de ouro só para seu deleite. Alias não só para seu deleite, mas também por alguma necessidade.
Um dos outros fenómenos que a destroem são os Fogos, assombram-na cada Verão (que é o tempo mais critico). Aqui, no Verão de 2003, os fogos consumiram uma grande parte da nossa Natureza. Foram dias horríveis que nos assombraram naqueles dias de Verão.
O homem foi o principal culpado!
E nos perguntamos: Será que somos animais racionais?
Carolina,Diogo,Kevin,Marcio e Rui do 7ºA
Deserto
As paisagens desérticas têm alguns elementos em comum. O solo do deserto é principalmente composto de areia, e dunas podem estar presentes. Paisagens de solo rochoso são típicas, e reflectem o reduzido desenvolvimento do solo e a escassez de vegetação. As terras baixas podem ser planícies cobertas com sal. Os processos de erosão eólica (isto é, provocados pelo vento) são importantes factores a formação de paisagens desérticas.
Clima
Clima, num sentido restrito é geralmente definido como “tempo meteorológico médio”, ou mais precisamente, como a descrição estatística de quantidades relevantes de mudanças do tempo meteorológico num período de tempo, que vai de meses a milhões de anos. O período clássico é de 30 anos, definido pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). Essas quantidades são geralmente variações de superfície como temperatura, precipitação e vento. O clima num sentido mais amplo é o estado, limites exactos do que é o clima e o que é tempo não são bem definidos e dependem da aplicação dos termos. Por exemplo, em alguns sentidos um evento como El Niño poderia ser considerado clima; em outros, como o tempo meteorológico.
A concepção original do que é clima foi introduzida através de uma média estatística, de longo prazo, considerada, talvez no fim do século XIX. A ideia da mudança climática não era muito usada e a média de 30 anos pareceu razoável para os meteorologistas da época [carece de fontes?]. Hoje em dia, sabendo que há tendências a longo prazo no registro da temperatura, é mais difícil dar uma definição precisa do clima: em períodos de 30 anos, as médias podem mudar; num período mais curto, as estatísticas são menos estáveis.
Em determinada região, o clima geralmente não varia muito se for usado como parâmetro o tempo de vida humano. Levando em consideração o tempo geológico, o clima pode variar muito numa determinada região da Terra,por exemplo a Escandinávia passou por diversas Eras glaciais por centenas de milhares de anos (a última terminou há 10.000 anos atrás). Paleoclimatologia é o estudo do clima no passado.
No sentido original, "clima" é um conceito usado para dividir o mundo em regiões que dividem parâmetros climáticos parecidos. As regiões climáticas podem ser classificadas com base na temperatura e precipitações. Os tipos de classificação para as regiões climáticas são: classificação do clima de Köppen, classificação do clima de Thornthw. O termo Mudança do Clima, Alterações climáticas ou Mudanças Climáticas refere-se à variação do clima global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo. Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenómenos climáticos em relação às médias históricas. Tais variações podem alterar as características climáticas de uma maneira a alterar sua classificação didáctica. Os tipos de classificação para as regiões climáticas são: Classificação do clima de Köppen, Classificação do clima de Thornthwaite e Classificação do clima de Martonne.
Podem estar em causa mudanças no estado médio da atmosfera em escalas de tempo que vão de décadas até milhões de anos. Estas alterações podem ser causadas por processos internos ao sistema Terra-atmosfera, por forças externas (como, por exemplo, variações na actividade solar).
Carolina,Diogo,Kevin e Rui do 7ºA
quinta-feira, 6 de março de 2008
Aquecimento Global
Vejam este vídeo!
object width="425" height="355">
terça-feira, 4 de março de 2008
Bactéria
Microrganismo vegetal (talófita) desprovido de clorofila e núcleo celular (esquizófita) que, na maioria dos casos, é saprófita ou parasita, evidenciando a sua actividade em importantes reacções químicas e na produção de doenças.
As bactérias são seres unicelulares microscópicos, que se produzem por divisão binária.
Elas são esféricas ou em forma de bastonetes curtos e com tamanhos variados, alcançando ás vezes micrómetros linearmente.
Algumas bactérias são prejudiciais para a saúde outras.não tanto.
Andreia Jorge, Carlos , Paulo e Tiago 7ºA
Inundações
Inundações
As inundações aumentaram continuamente em todos os países da Terra. A cada ano elas surgem com maior impacto, cada vez mais cidades e vilas são destruídas.
De acordo com dados do World Almanac, em todo o século XIX foram registadas três grandes inundações, onde estavam cerca de 938 mil pessoas. No século XX, até Agosto de 1996, ocorreu 82 grandes inundações em diversos pontos do globo, as quais mataram aproximadamente 4 milhões e 72 mil pessoas. Um exemplo localizado é o rio Mississipi, nos Estados Unidos, que ocasionou apenas uma grande inundação em todo o século passado (em 1844); no nosso século, esse mesmo rio já provocou oito grandes inundações (até 1993). A tabela a seguir mostra o número de grandes inundações no século XX1.
GRANDES INUNDAÇÕES NO MUNDO
Década Número de Inundações
1900 a 1909 2
1910 a 1919 3
1920 a 1929 2
1930 a 1939 3
1940 a 1949 2
1950 a 1959 6
1960 a 1969 18
1970 a 1979 15
1980 a 1989 0
1990 a 1996 26
Observa-se o extraordinário aumento do número dessas inundações nas últimas décadas do nosso século. Nos primeiros 40 anos (1900 a 1939) houve 10 grandes inundações. Nos 40 anos seguintes (de 1940 a 1979) houve 41 grandes inundações. Se virmos os dados da tabela a baixo num gráfico de barras, teremos uma visão clara da mudança de patamar do número de inundações por década:
Na primeira metade do século, o número de grandes inundações por década oscilou entre 2 e 3. Na década de 50 houve um salto para 6 inundações. Já nas décadas de 60, 70 e 80 o número de inundações variou entre 15 e 18. Em média, o número de grandes inundações nos últimos anos cresceu mais de 6 vezes em relação aos anos do começo do século. Na década de 90 ocorreram 26 grandes inundações até Agosto de 1996.
As inundações estão também relacionadas com o aquecimento global.
We have to take care!
Bernardo, Diana, César, Joana Jorge e Márcio Piedade, 7ºA
sábado, 23 de fevereiro de 2008
Biologia
A biologia é o ramo da Ciência que estuda os seres vivos. Debruça-se sobre as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente. A biologia abrange um espeto amplo de áreas académicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas.
A vida é estudada à escala atómica e molecular pela biologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular, ao nível da célula pela biologia celular e à escala multicelular pela fisiologia, pela anatomia e pela histologia. A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
É urgente proteger o Meio Ambiente!
O prémio foi atribuído a Al Gore e ao Painel das Nações Unidas pelo "esforço conjunto na criação e disseminação de um maior conhecimento acerca da influência humana nas mudanças climáticas, e pelo lançamento das bases necessárias para inverter essas mudanças", declarou o presidente do Comité Nobel norueguês, Ole Danbolt Mjoes. O Senhor Al Gore, de 59 anos, fez das alterações climáticas a sua imagem de marca e desde que saiu da Casa Branca, venceu este ano o Óscar de Melhor Documentário pelo seu filme ambientalista "Uma Verdade Inconveniente".
Vimos este filme na disciplina de Área Projecto e se já estávamos comprometidos com a reciclagem e a protecção do meio ambiente, ainda mais comprometidos ficámos. Sentimo-nos agora muito mais responsáveis por fazer passar a mensagem. É urgente reciclar, reutilizar, poupar energia, rentabilizar recursos, etc.
É urgente proteger o Meio Ambiente!
Alunos do 7º A
É urgente proteger a Floresta!
Esta acção de sensibilização incidiu na importância das florestas do ponto de vista ambiental, económico e social. Aprendemos que devemos promover o desenvolvimento sustentável. Não devemos esquecer que se protegermos as florestas estamos a proteger-nos a nós próprios, a proteger as diferentes espécies, a proteger a nossa economia, o ambiente e o espaço que é de todos!
Foi uma excelente aula dada com o Smartboard! Achámos muito interessante ter connosco estes Senhores Engenheiros que falavam com muito conhecimento acerca da floresta e trouxeram consigo partes de troncos de árvores para nos ensinarem a contar o número de anos das árvores. Também ficámos a conhecer que o nosso concelho tem uma grande mancha florestal que não imaginávamos ser ter grande.
É urgente proteger a Floresta! Esta é uma tarefa que é de todos! Todos devemos estar vigilantes!
Alunos do 7º Ano
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Ambiente
O planeta Terra está contaminado!... O ar, a terra e a água estão poluídos. Se todos nós fizermos um esforço, podemos melhorar a situação. Todos nós sabemos que o Ambiente é muito importante para os seres vivos e se mandarmos lixo para o chão, se usarmos muitos transportes, se só pensamos em fábricas… etc, estamos a poluir. E todos nós sabemos que se poluirmos o Ambiente, estamos a matar os seres vivos aos poucos.
A conclusão a que estamos a chegar é que as pessoas cada vez se preocupam mais com as alterações climáticas, contudo a maioria não se importa com o ambiente e por isso não reciclam, não reutilizam, nem reduzem. Poluem cada vez mais o ambiente, enfim… mas não se lembram que quem vai sofrer as consequências destes actos vamos ser nós e os nossos filhos.
Material Tempo médio de decomposição
Tecido de algodão 1 a 5 meses
Restos orgânicos 2 a 12 meses
Madeira Mais de 6 meses
Papel 3 meses a vários anos
Chiclete 5 anos
Latas de aço 10 anos
Plástico duro Mais de 100 anos
Latas de alumínio Mais de 1000 anos
Vidro Mais de 10 000 anos
Pneus Indeterminado
Na nossa opinião e como vocês vêm, estes resíduos demoram imenso tempo a serem absorvidos pelo ambiente!
Beatriz, Cláudio, Pedro e Telma.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Atmosfera
Ao longo dos anos, a composição da atmosfera tem-se vindo a alterar sendo que actualmente o ar é composto por 78% de azoto, 21% de oxigénio e o restante 1% constituído por outros gases, tais como, vapor de água, dióxido de carbono, árgon e vestígios de hélio, hidrogénio, ozono, crípton e néon.
Devido a alguns estudos realizados, foi descoberto um total de cinco camadas atmosféricas distintas com diferentes níveis de temperatura
Sem atmosfera não conseguimos viver porque, como já dissemos, ela dá-nos sustento e protecção. Ao longo dos anos, a atmosfera terrestre tem sofrido várias alterações influenciadas por factores naturais. A partir da Revolução Industrial a velocidade destas alterações começou a aumentar de forma preocupante, sendo o Homem o principal responsável! A atmosfera do planeta é uma excepção na medida em que é pelo mundo inteiro. Pelo que os efeitos negativos desta são globalmente sentidos.
Carolina, Diogo, Kevin, Márcio e Rui 7ºA
Alterações Climáticas
Por vezes o homem só pensa em si, só pensa no seu conforto, no seu bem-estar, na sua beleza e na sua riqueza, não se preocupando com o desenvolvimento sustentável.
Ao pensar só em si, está a poluir o ambiente ao construir aviões, carros, motas, barcos, os produtos de beleza, etc. Estas indústrias libertam gases, resíduos e outros materiais, afectando a camada de ozono que protege a Terra dos raios solares. É por isso que hoje em dia a Terra está a aquecer e acontecem degelos e outras coisas terríveis prejudiciais à nossa saúde e ao meio ambiente.
As alterações climáticas estão a originar alterações em algumas partes do planeta provocando cheias e secas.
Bernardo, César, Diana, Joana e Márcio-7ºA
Vamos poupar ÁGUA!
A água é um recurso natural que depende da maneira como o Homem a utiliza para ser renovável ou não.
Quando se pensa que a água está sempre disponível, comete-se um erro.
97% da água existente é salgada, da restante 3% a maioria está nos pólos ou nas altas montanhas no estado sólido e apenas 0,5% da água encontra-se à disposição do homem.
A necessidade de água é cada vez maior e aquela que existe é poluída, o que faz com que um recurso à partida renovável deixe de o ser. É fundamental utilizar a água sem a desperdiçar e ao mesmo tempo diminuir as cargas de poluição.
A poupança de água passa por gestos simples, que todos nós podemos praticar no nosso dia a dia.
REGRAS:
Não deixe torneiras a pingar, feche-as bem.
Se estiverem avariadas mande consertá-la rapidamente.
Não perca tempo em mandar arranjar o autoclismo
Quando verificar a existência de fugas.
Chame o canalizador sem demora quando tiver um cano rebentado.
Se houver cortes de abastecimento de água na zona onde vive armazene a quantidade que necessitar.
Se lhe sobrar água da distribuição anterior não a deite for a.
Se detectar fuga numa boca de rega ou noutro ponto da conduta contacte sem demora a sua Junta de Freguesia ou a Câmara Municipal de Évora.
Reutilize a água que puder.
Em casa, na escola, nos locais de trabalho, reduza o consumo.
Patrícia, Karla, Joana e Jorge-7ºA
Vas proteger as florestas e plantar árvores!
A maior floresta do Mundo é Floresta tropical da Amazónia
A árvore pode fornecer-nos alguns bens lenhosos e outros não lenhosos e também as actividades recreativas.
Os bens lenhosos: são a madeira, a pasta de papel e a biomassa (produção de energia).
Os bens não lenhosos: são a cortiça, a resina, o mel, e os cogumelos
As actividades recreativas: são a pesca, a caça e o turismo.
No nosso concelho também há uma grande quantidade de árvores que são o carvalho cerquinho e o eucalipto e o pinheiro bravo que ocupa 45% de área florestal.
Tal como nós, as árvores têm idade e pode-se calcular os anos usando um instrumento chamado verrumo.
Ricardo, Andreia, Daniela e Francisca-7ºA
Devemos proteger as florestas e plantar árvores….muitas….Que será do mundo em poucas décadas?
Somos membros do Clube Europeu...
Também participamos em concursos da União Europeia e este ano temos connosco na escola uma professora polaca como Assistente Comenius.
Este será o último ano em que estaremos nesta escola e portanto neste clube. Gostaríamos de agradecer às professoras Isabel Serra e Isabel Cisneiros o excelente trabalho que fazem e por nos ter proporcionado experiências que jamais iremos esquecer. Por tudo Obrigada !!!
Ana Catarina Soares e Beatriz Gertrudes
segunda-feira, 7 de janeiro de 2008
For a better WORLD!
O Clube Europeu da Escola Básica 2.3 de Avelar foi criado no ano lectivo 1991-1992 através de uma candidatura ao GAERI-Ministério da Educação, pelas professoras Idalete Silva, Isabel Serra e Lucília Santos.
Os objectivos eram simples... mas simultaneamente ambiciosos. Em 1986 tínhamos aderido à então chamada Comunidade Económica Europeia - CEE. E pouca gente tinha noção do que isso representava para nós. Tínhamos de informar.... de promover a DIMENSÃO EUROPEIA da EDUCAÇÃO. E sentíamos que também cabia à escola essa missão.
Foi assim que surgiu este projecto. Depois... fomos caminhando...
A chegada dos primeiros computadores à Escola e a Internet já mais tarde, foram muito importantes. Depois em 1998 o Projecto Sócrates-Comenius.... Enfim, as portas foram-se abrindo e hoje temos contacto com escolas da Europa e de outros cantos do mundo, graças aos projectos Comenius, eTwinning e ENO.
Todos juntos podemos fazer muito por um MUNDO melhor!