sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Associação Florestal de Ansião veio à Escola

No dia vinte e três de Novembro a Associação Florestal de Ansião veio, mais uma vez, à nossa escola.
O objectivo foi sensibilizar os alunos para a importância das florestas na preservação do Meio Ambiente.
Os alunos do 7º Ano foram o público alvo. Ficaram, com toda a certeza, mais sensibilizados para preservar esta riqueza natural e que é de todos, as nossas Florestas.

Small World Energy from Niles Heckman on Vimeo.

O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANSIÃO ACOLHE DUAS PROFESSORAS SUECAS NUM PROJECTO DE JOBSHADOWING

Na semana de trinta e um de Outubro a seis de Novembro, o Agrupamento de Escolas de Ansião acolheu as docentes Agneta Engzén e Christina Arnander Lindell, da Suécia, no âmbito de projecto de formação contínua de professores da União Europeia.

Estas docentes de Língua Materna (Sueco), Religião, Biologia, Educação Especial e Economia Doméstica propuseram-se a acompanhar docentes da Escola Básica 2,3 de Avelar, das disciplinas de Inglês, Educação Especial, História, Ciências Naturais, EMRC e Área Projecto. Isabel Serra, Dulce Amaral, Ilda Cardoso, Sónia Gariso, Madalena Ferreira, Lurdes Cotovio e Nídia Valente foram as docentes acompanhadas por Agneta Engzén e Christina Lindell. Para além de aulas dinamizaram também uma sessão do Clube Europeu.

Foi uma semana muito rica em partilhas com os diferentes membros das comunidades educativa e local. Na terça-feira foram recebidas pelos elementos da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento e pelo Departamento de Línguas e seguiu-se um almoço de boas vindas na cantina da Escola sede do Agrupamento. De tarde foram recebidas pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ansião que lhes explicou a realidade do concelho em termos de educação e de parcerias europeias e lhes possibilitou a visita à Residência dos Condes de Castelo Melhor, em Santiago da Guarda. Na quarta-feira às dez horas da manhã os alunos e professoras dos Clubes Europeu e de Música da escola de Avelar proporcionaram-lhe uma calorosa recepção no hall da escola, muito participada pelos alunos da escola.

Nas escolas partilharam de forma muito espontânea com professores e, muito em especial, com alunos. A língua de comunicação foi o Inglês e esta nunca pareceu ser barreira para ninguém. Nem mesmo com os alunos com Necessidades Educativas Especiais que foram aqueles que mereceram mais atenção da sua parte.
Nos momentos de reflexão com os docentes constatou-se que os docentes suecos têm muito melhor condições físicas na escola. Contudo ficaram surpreendidos com a planificação cuidada das actividades, com o aspecto de felicidade dos nossos alunos, com a criatividade em superar dificuldades e com a facilidade com que os nossos docentes usam as tecnologias da informação e comunicação. No que diz respeito à Educação Especial referiram ainda o elevado grau de investimento pessoal dos docentes da Escola na organização das respostas educativas para os alunos. Tendo salientado a resposta inclusiva que a nossa escola proporciona aos alunos.

Continuamos a acreditar que os momentos de partilha com os docentes de outras nacionalidades proporcionam à nossa comunidade educativa novos ambientes de aprendizagem e momentos de reflexão conjunta.

Isabel Serra

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Alunos do 7º F - RTP2 - Concurso Televisivo

A RTP 2 emitiu no passado dia 11 de Novembro, o concurso televisivo "Falaescreveacertaganha", no qual participaram os alunos do 7.º F, João Santos, João Passos e Mariana Oliveira, na qualidade de concorrentes. O programa foi gravado nos estúdios da RTP, em Vila Nova de Gaia, no passado dia 2 de Junho, tendo sido acompanhados pela, então, professora de Língua Portuguesa e directora de turma, Lídia Nunes de 6º ano.
Este concurso, destinado a alunos do 2.º Ciclo, sobre conteúdos relacionados com Língua Portuguesa, pretende testar os conhecimentos dos alunos de uma forma lúdica. Cada episódio tem como tema um livro em particular, cuja escolha recaiu, nesta sessão, sobre "O Príncipe do Rio", de Manuel Alegre, tendo sido avaliada a compreensão textual, o conhecimento vocabular, através de palavras cruzadas, gramática e rimas. A prova final consistiu num exercício de leitura de um excerto da obra incidindo a sua avaliação sobre aspectos como colocação de voz, respeito pela pontuação, expressividade, ritmo e dicção.

Para além de se divertirem, os referidos alunos venceram a sessão em que participaram, tendo recebido como prémio, um exemplar da "Diciopédia 2010". No final da gravação os alunos tiveram oportunidade de tirar algumas fotografias para, mais tarde, recordarem esta experiência inesquecível.
http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=25604&e_id=&c_id=8&dif=tv

sábado, 6 de novembro de 2010

Discurso de boas vindas dos alunos do Clube Europeu



WELCOME dear friends from Sweden.

We are the members of the European Club from our school and we are here to welcome you on behalf of all the students, teachers and other staff from our school.
Our club was founded in 1991 and we started exchange projects with other schools in Europe in 1998.
Since then we’ve made very good friends in some countries in Europe and you are the most special for us.

The historical roots of the EU lie in the Second World War. The idea was born because Europeans were determined to prevent such killing and destruction ever happening again. In the early years, the cooperation was between six countries and mainly about trade and the economy. Now the EU embraces 27 countries and 493 million people, and it deals with a wide range of issues of direct importance for our everyday life.
Europe is a continent with many different traditions and languages, but also with shared values such as democracy, freedom and social justice. The EU defends these values. It fosters cooperation among the peoples of Europe, promoting unity while preserving diversity and ensuring that decisions are taken as close as possible to the citizens.
In the increasingly interdependent world of the 21st century, it is more necessary than ever for every European citizen to work together with people from other countries in a spirit of curiosity, openness and solidarity.
And here you are working with us and promoting unity, friendship and Peace.
We believe in Europe.
Thank you for coming!
Enjoy Portugal!

Recepção pelos alunos do Clube Europeu e Clube de Música



Alunos do Clube de Música tocam Hino da Europa e música popular portuguesa.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Recepção na sede do Agrupamento de Escolas de Ansião


A Presidente da CAP e a Coordenadora do Departamento de Línguas dão as boas vindas às colegas da Suécia.

Recepção na Cãmara Municipal





Hoje,dia 2 de Novembro, as professoras da Suécia de visita ao nosso Agrupamento foram recebidas pelo Sr Vice Presidente da Câmara Municipal e tiveram oportunidade de se inteirarem do parque escolar do nosso concelho, bem como dos projectos a desenvolver no futuro também neste âmbito.

Duas professoras Suecas num projecto de Jobshadowing

De 2 a 5 de Novembro teremos no Agrupamento a visita das professoras Agneta Engzén e Christina Arnender Lindell, da Suécia, que vêm observar o trabalho desenvolvido com os alunos NEE, Clube Europeu, aulas de Inglês, História, Ciências Naturais e EMRC, no âmbito de um projecto de Jobshadowing do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Comomeração da ENO tree planting day

No dia 21 de Setembro de 2010, pelas 12:00 horas, foram plantadas árvores pelo mundo inteiro. Na Escola Básica 2º/3ºCiclos de Avelar, os alunos do 7º.Ano plantaram 3 árvores pelas 12:00 horas.
Patrícia Alexandra, Catarina Vieira

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Projecto ENO


Este projecto é muito interessante para o bem-estar dos seres vivos e seres humanos para podermos respirar e sobreviver à poluição do mundo.
As árvores são um bem essencial para a nossa vida porque respiramos. Graças a elas vamos tendo oxigénio. Elas também nos dão sombra para os mais velhos descansarem.
Mas há pessoas que não pensam nisto e as cortam constantemente para vários fins e lançam incêndios.
E NAO PENSAM NAS SUAS VIDAS E NAS DOS OUTROS.
Renato Marques - 7ºF

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Comemoração no Mundo - ENO Tree PLanting Day


No dia 21 de Setembro nós, os alunos do Clube Europeu e das turmas de 7º D, E e F, comemorámos, pelo 4º ano consecutivo na nossa escola, o Dia Internacional da Paz e Eno Tree Planting Day. Plantámos árvores no recinto da Escola em parceria com a Associação Florestal do Concelho de Ansião.
O meio ambiente é muito importante para nós. Não só a nível local mas também a nível global, pelo mundo todo. E este foi o dia de celebrarmos o AMBIENTE e a PAZ. Participámos neste acontecimento com muitas outras escolas do mundo inteiro. Para marcar este dia plantamos três árvores, às 12.00 horas, hora local, juntos com os nossos amigos no Norte, Sul, Este e Oeste. As primeiras árvores foram plantadas na Nova Zelândia. Depois, seguindo o sol, foram plantadas árvores na Ásia, Europa, e África. As últimas árvores foram plantadas na América do Norte e do Sul. Ao todo 5.000 escolas em 150 países, plantaram connosco mais de 300.000 árvores.
Estas árvores são um símbolo para nós. Primeiro, fazem-nos lembrar a natureza e a importância da protecção ambiental. Segundo, elas simbolizam a nossa cooperação entre as escolas do mundo, a diversidade cultural e o respeito pelas diferenças. Ao mesmo tempo estas árvores sejam a nossa contribuição para o DIA INTERNACIONAL DA PAZ que foi também celebrado no mundo inteiro.
Esperamos que estas árvores cresçam connosco no futuro e para o FUTURO.
Clube Europeu - Avelar
https://sites.google.com/a/enoprogramme.org/enotreeday/anniversary-webcast-live

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Comemoração do ENO Tree Planting Day na nossa Escola - Avelar

Hoje comemorámos, pelo 4º ano consecutivo na nossa escola, o Dia Internacional da Paz e Eno Tree Planting Day.
Plantámos árvores no recinto da Escola em parceria com a Associação Florestal do Concelho de Ansião.


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Continuamos a dinamizar o Projecto ENO-Comemoração de 10 anos de Excelência para o Desenvolvimento Sustentável

Ambiente Online (em Inglês: Environment Online - ENO) é uma escola virtual global e uma rede de desenvolvimento sustentável. As Escolas de todo o mundo estudam os mesmos problemas ambientais e partilham os seus resultados de aprendizagem nas suas
comunidades locais e mundiais na web. Os temas abordados são as florestas, a água, as alterações climáticas, a pegada ecológica e aspectos culturais. Diversos materiais para cada tema estão disponíveis em Inglês no site ENO. Há ENO escolas em 150 países e coordenadores nacionais em 134 países. A idade dos alunos participantes varia entre os 6-18 anos.
A actividade de plantio de árvores tem sido uma das mais populares desde 2004, e no
passado dia 21 de Maio de 2010, Dia de Plantio de Árvores ENO, esta actividade congregou cerca de 5.000 escolas em 122 países e foram plantadas cerca de 450 000 árvores. Um objectivo do programa Eno para 2011 é assinalar o Ano Internacional das Florestas e alargar esta actividade a mais escolas. Esta campanha de plantação de árvores, a longo prazo acabará em 2017 ano em que a Finlândia irá celebrar o seu 100 º aniversário. A meta é plantar 100 milhões de árvores nas escolas ENO. Até agora, foram plantadas 5 milhões de árvores.
A actividade sobre as alterações climáticas tem sido regular no programa ENO desde o início de 2002. Este tema tem sido estudado, através de diferentes tipos de actividades. Os alunos têm escrito artigos sobre o impacto da mudança climática nos seus países, fizeram entrevistas para rádio ENO Web, jogos relacionados com as alterações climáticas, vídeos disponíveis na web e marchas pelo ambiente durante a campanha ENO. Cerca de 1.000 escolas em 102 países participaram no Climate Change Campaign ENO em Janeiro de 2010.
ENO foi fundada há 10 anos e é coordenada pela Associação ENO PROGRAM baseada em
Joensuu, na Finlândia. ENO tem inúmeras organizações parceiras e redes, incluindo as Nações
Unidas para o Ambiente e a Universidade do Leste da Finlândia. Esta associação já ganhou 15
prémios nacionais e internacionais e que se listam abaixo:
• Projecto Europeu Netdays Coordenação de 2000, Comissão Europeia, Paris, França
• III Prémio Eco @ lley Europe 2000, Barcelona, Espanha
• Prémio no III Prémio Childnet de 2001, Washington, Estados Unidos
• Finalista do Prémio Stockholm Challenge 2002, 2004, Estocolmo, Suécia
• Finalista do Prémio Global Junior Challenge, 2002 e 2004, em Roma, Itália
• Prémio Qualidade 2003, em e-learning. Ministério da Educação, da Finlândia
• Uma Rosa para a Educação Ambiental, um prémio nacional, Turku, Finlândia, 2003
• Prémio Oscar Cyber, Cimeira das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação, em Genebra, Suíça, 2003

• Prémio Panda WWW, Finlândia 2004

• Menção Especial no Prémio Stockholm Challenge 2006, Estocolmo, Suécia

• Os meus recursos favoritos eLearning da Comissão Europeia, 2006

• Vencedor do Desafio Global Junior 2007, Roma, Itália

• Finalista para o Prémio Stockholm Challenge 2008, Estocolmo, Suécia

• Prémio Energy Globe 2009, em Praga, República Checa

Fórum - Boas Práticas



No dia 10 de Setembro, decorreu no auditório da Câmara Municipal de Ansião, o Fórum sobre Boas Práticas, no âmbito do Projecto Comenius Regio, “ Future Learning Environment”, do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida.
Este fórum contou a especial presença de quatro docentes finlandeses da Escola Salvelanrinteen koulu, de Piikkiö, e ainda do responsável pelo sector da Educação da Câmara Municipal de Kaarina, também na Finlândia, que apresentaram comunicações sobre diferentes práticas no seu país.Também participou um número muito significativo de docentes dos extintos Agrupamentos de Escolas de Avelar e de Ansião, com comunicações.
Este Fórum decorreu no auditório do edifício da Câmara Municipal de Ansião e contou com a participação de cerca de seis dezenas de professores, dos diferentes graus de ensino, do Agrupamento de Escolas de Ansião, que assistiram às comunicações apresentadas pelos quatro docentes finlandeses e doze portugueses.
As apresentações versaram sobre as boas práticas dentro e fora da sala de aula, de diferentes disciplinas e de diferentes níveis de ensino. Todas tiveram em comum o facto de, de forma despretensiosa, os docentes mostrarem muito do que se faz para facilitar a difícil tarefa de motivar os nossos alunos e de facilitar o processo-ensino aprendizagem.
A sessão de abertura foi presidida pela Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Ansião e vereadora da Câmara Municipal de Ansião, Dra Ermelinda Mendes, acompanhada pelo Vice-Presidente da CAP, Dr Salazar Pinheiro, pela coordenadora do projecto da escola finlandesa, Ritva Taminnen, do Director do Centro de Formação CENFORMZ, Dr Emídio Domingues, da assessora da CAP, Maria José Peres e da docente Isabel Serra.
A sessão de encerramento foi feita pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr Rui Rocha, acompanhado pela Sra Presidente da CAP, que ao fazerem a súmula da actividade do dia se congratularam pela mais-valia que este fórum trouxe ao promover esta troca de experiências.
Um agradecimentos muito especial a todos os docentes que participaram e apresentaram comunicações e à CAP.

Visita ao Porto


Reunião na Câmara Municipal de Ansião

Recepção dos parceiros finlandeses e reunião em Avelar/ Ansião, do Projecto Comenius Régio, “Future Learning Environment”



Na semana de seis a onze de Setembro, o Agrupamento de Escolas de Ansião e a Câmara Municipal de Ansião acolheram os seus parceiros da Escola de Salvelanrinteen koulu, de Piikkiö, e da Câmara Municipal de Kaarina, da Finlândia, no âmbito do projecto Comenius Regio, “ Future Learning Environment”, do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida.
Este projecto, aprovado para o biénio 2009-2011 está a permitir reflectir sobre novos ambientes de aprendizagem, tanto a nível dos espaços físicos da sala de aula e da escola, como a nível das boas práticas dos docentes. Foi ainda um dos cinco projectos que Portugal viu aprovados pela Comissão Europeia, e feito o ranking de qualidade desses projectos, este ficou em 2º lugar.
A delegação finlandesa composta por quatro professores e um representante do município, passou os primeiros dois dias da semana em Lisboa a visitar as escolas já requalificadas pela Parque Escolar e uma escola privada. De registar que a Parque Escolar se interessou por este projecto e por isso acompanhou a delegação da Escola de Avelar e da Câmara Municipal de Ansião, no Seminário de Educação, Educa 2010, que decorreu em Helsínquia em Janeiro do corrente ano.
Já em Ansião, foram visitar o concelho, com especial destaque para a Residência dos Condes de Castelo Melhor, em Santiago da Guarda, e Moinhos de Vento, no Anjo da Guarda.
Foram carinhosamente recebidos na escola sede do Agrupamento de Escolas de Ansião. Visitaram a escola com muito interesse, tendo também em conta que vai ser objecto de requalificação pela Parque Escolar. Nesta recepção os nossos parceiros perceberam quanto o novo agrupamento está interessado em continuar este projecto.
Participaram em reuniões na Escola e na Câmara Municipal de Ansião com todos os parceiros, onde foi planificado o trabalho a desenvolver no presente ano lectivo e a divisão de tarefas. Nesta última reunião também se reflectiu sobre as vantagens da Geminação da Câmara Municipal de Ansião e a de Kaarina, já apontada em Maio do presente ano, a quando da visita do Presidente Harri Virta ao nosso concelho.
Os nossos parceiros visitaram ainda a cidade do Porto, tendo apreciado bastante um passeio num barco rebelo no rio Douro e a visita às Caves Porto Ferreira.
O Fórum sobre Boas Práticas que decorreu, no dia dez de Setembro, no auditório do edifício da Câmara Municipal de Ansião foi o ponto alto da visita. Este contou com a participação de cerca de seis dezenas de professores, dos diferentes graus de ensino, do Agrupamento de Escolas de Ansião, que assistiram às comunicações apresentadas por quatro docentes finlandeses e doze portugueses.
As apresentações versaram sobre as boas práticas dentro e fora da sala de aula, de diferentes disciplinas e de diferentes níveis de ensino. Todas tiveram em comum o facto de, de forma despretensiosa, os docentes mostrarem muito do que se faz para facilitar a difícil tarefa de motivar os nossos alunos e de facilitar o processo-ensino aprendizagem.
O dia de sábado foi aproveitado para conhecer mais um pouco de Portugal, a Costa de Prata e Lisboa.
Durante a estadia em Portugal os nossos convidados Finlandeses foram sempre acompanhados e guiados nas diversas visitas efectuadas pelas responsáveis do projecto, Isabel Serra e Maria José Peres, Presidente e Vice-presidente da CAP e Senhor Presidente da Câmara Municipal e Vice-Presidente, e ainda Professor Jorge Rodrigues.
O objectivo principal das várias reuniões foi planificar as actividades a desenvolver, quer a nível de escola, quer as que irão ser realizadas em conjunto entre os parceiros do projecto.
De salientar duas actividades conjuntas a dinamizar: a visita de estudo à Finlândia e a participação em Seminário de Educação e intercâmbios de alunos.
Continuamos a acreditar que este projecto nos proporciona novas oportunidades para reflectir sobre novos ambientes de aprendizagem, para nos enriquecermos e para solidificar as novas pontes já construídas com a Finlândia.

Delegação Finlandesa acompanhada pelas dinamizadoras da actividade

Reunião do Projecto Comenius Régio, do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, em Avelar/Ansião, de 6 a 12 de Setembro de 2010.

Programa da visita da delegação da Finlândia:

Datas Actividades
6 de Set. – Segunda -feira Chegada ao aeroporto de Lisboa – 7.30 p.m.


Hotel Miraparque
7 de Set. – Terça -feira 9.00 – Visita a escolas de Lisboa rqualificadas pela Parque Escolar – antigos liceus Passos Manuel e Joséfa de Óbidos.

12.00 – Visita ao ColégioValsíssima – Lisboa

Tarde livre – Visita a Sintra

Hotel Miraparque
8 de Set. – Quarta - feira Manhã – Comboio para Pombal - IC Nº 525

11.30 Partida de Santa Apolónia

13.05 Chegada a Pombal

13.30 - Almoço Solar da Rainha

15.00 – Visita à Residência dos Condes de Castelo Melhor e concelho

19.30 – Reunião na Câmara Municipal

20.30 - Jantar no Saúl

Solar da Rainha - Ansião
9 de Set. – Quinta -feira 10.00- Recepção – Agrupamento de Escolas de Ansião e visita às escolas de Ansião e Avelar

13.00 – Almoço - Lagar

14.30 – Saída para Porto e visita à cidade

20.30 - Jantar no Alquimia

Solar da Rainha - Ansião
10 de Set. – Sexta -feira 10.30 – Fórum - Boas práticas / Best Practises

13.00 – Almoço – Solar da Raínha

15.00 – Fórum – Boas práticas / Best Practises
CM

20.30 – Jantar no Alquimia

Solar da Rainha - Ansião
11 de Set. – Sábado Visita a Leiria, Batalha e Nazaré / Lisboa

Hotel Miraparque
12 de Set. – Domingo Partida do aeroporto de Lisboa – 8.45 a.m.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Projecto Comenius Regio - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE NOVOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

O Seminário Internacional dedicado aos Novos Ambientes de Aprendizagem foi sem sombra de dúvida o momento mais alto da FACE. Participaram na sessão de abertura o presidente da Câmara Municipal de Ansião, Rui Rocha, o presidente do Município de Kaarina (Finlândia), Harri Virta, o Director para o Desenvolvimento Económico, Transportes e Ambiente do sudoeste da Finlândia, Mikko Helasvuo e a Directora Regional de Educação do Centro, Helena Libório.
Numa verdadeira amostra de perspectivas diferentes para uma mesma realidade, o primeiro painel deste Seminário foi apresentado por Krisse Sulonen, membro do Conselho Nacional de Educação da Finlândia, e integrou uma conferência por Luís Alcoforado e Sónia Nogueira, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. De seguida a coordenadora do Clube Europeu e grande impulsionadora dos contactos internacionais do Agrupamento de Escolas de Avelar, Isabel Serra, moderou um painel em torno de Boas Práticas Educativas na Europa. Este painel contou com as intervenções de Serge Pons, do Collége Littré, em Bourges (França); de Rudi Wagner Hirte da Wöhlerschule, Frankfurt (Alemanha); de Mário Júlio, do Agrupamento de Escolas de Avelar e de Marko Kuuskorpi, da Salvelanrinne Comprehensive School, de Piikkio, Finlândia.
Após o almoço foi desenvolvido o painel Novos Ambientes de Aprendizagem – Promover a Escola do Futuro, moderado por Rui Falcão, administrador da I-Zone. Este painel iniciou-se com a apresentação do Plano Tecnológico para a Educação, por Pedro Balhau membro da Coordenação do Centro do referido Plano, e prosseguiu depois com o tema “A escola à procura da sustentabilidade ambiental - Agenda 21 Escolar”, desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Inovação, representada por Cátia Furtado e João Gonçalves. De seguida o arquitecto finlandês Jukka Sulonen apresentou alguns exemplos de como a Arquitectura pode influenciar os ambientes de aprendizagem, com algumas sugestões e soluções a serem muitos bem aceites pelos responsáveis educativos presentes. O presidente da Câmara Municipal de Ansião, Rui Rocha, encerrou os trabalhos.

COLÓQUIO PARA PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO – Na FACE, com a jornalista da revista Visão, Teresa Campos




Na quarta-feira, dia 19 de Maio, decorreu um colóquio para pais e encarregados de educação sobre a Educação dos Filhos, integrado na FACE e com a moderação da Jornalista da Visão – Teresa Campos. Este colóquio, integrado no nosso Projecto Comenius Régio, contou ainda com a participação de Marko Kuuskorpi, que foi assessorado pela docente Isabel Serra, para a tradução.

26 Mai 2010 - Jornal Especial 01 FACE 2010 - Ansião

sexta-feira, 28 de maio de 2010

INTERCÂMBIO EUROPEU DE ESCOLAS EM AVELAR


O Agrupamento de Escolas de Avelar promoveu um Intercâmbio com as escolas de Piikiö, Kaarina, da Finlândia, do Collége Littré, de Bourges, em França e da Whlörschule, de Frankfurt, na Alemanha, no âmbito do Projecto Comenius Régio – Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, que decorreu de 18 a 22 de Maio.
Esta actividade decorreu em simultâneo com a FACE - Feira de Aprendizagem, Conhecimento e Empreendedorismo, promovida pela Câmara Municipal de Ansião.
Os professores envolvidos neste intercâmbio vieram também participar no Seminário Internacional subordinado ao tema “Novos Ambientes de Aprendizagem”. Este seminário proporcionou uma verdadeira troca de experiências aos presentes e visões diferenciadas sobre os diversos aspectos da Educação.

Testemunho de uma Aluna


“Este foi mais um intercâmbio que deixou grandes marcas na minha vida. Foi uma experiência que jamais irei esquecer. Esta semana, ajudou-me a conhecer-me a mim própria, a ter mais confiança em mim e nas minhas capacidades.
Queria mais uma vez agradecer toda a dedicação e trabalho a escola teve.
Conheci pessoas magníficas, desenvolvi as minhas competências, e melhorei a minha forma de ver as coisas, a minha maneira de ser. Tornei-me mais matura e com pontos de vista mais acertados. Para além disto, conheci costumes diferentes e a quem diz que “Os alemães são os mais esquisitos”, enganam-se são pessoas magníficas sem preconceitos, nem esquisitices em relação à comida ou qualquer outra coisa. A minha parceira foi alemã e a minha mãe até comentou “foi tão pouco tempo”.
São estas amizades genuínas que quero preservar, nesta semana não existiu interesses, não fomos amigos pelo dinheiro ou bens materiais, fomos e somos amigos apenas com o desejo de trocar experiências juntos, e sorrir juntos. Nunca esquecerei todos os estrangeiros, desde Finlandeses, Alemães e Franceses.
Com esta experiência volto a pôr a hipótese de que ainda existem amigos verdadeiros, descobri o valor de uma amizade construída num curto tempo mas com um significado gigantesco.
Não há palavras para o que vivi e o choro da despedida demonstra todo o sofrimento em vermos os nossos amigos partir.”
Telma – Clube Europeu

Despedida


Como em todos os anos, a despedida é a pior coisa dos intercâmbios. Depois de uma semana cheia de experiências e emoções, criam-se fortes laços de amizade e obviamente que custa dizer “adeus”. O grupo Finlandês foi o primeiro a partir, saíram de Ansião no dia 22 de Maio ao final da tarde, depois de uma apresentação musical do grupo alemão.
Os outros dois grupos estrangeiros apenas partiram no outro dia de madrugada, às 5 horas da manhã.
Mesmo antes de irem embora já nos estavam a deixar saudades, muitos chorámos, pois provavelmente nunca mais voltaremos a ter contacto com os nossos parceiros.
Todos comentavam, pais, filhos, irmãos, “Foi tão pouco tempo!”, “Podiam ter ficado mais uns dias”.
Estas experiências enriquecem-nos, como pessoas, como alunos, a vários níveis. São coisas que nunca mais se esquecem, são amigos que ficam para a vida e recordações que nos marcaram intensamente.
Alunos do Clube Europeu

Visita à Cidade de Coimbra




Na Sexta-feira, dia 21 de Maio, nós e os nossos parceiros (Finlandeses, Alemães e Franceses) fizemos uma visita à cidade de Coimbra.
Durante esta visita foi-nos dada a possibilidade de ir até à Universidade de Coimbra e de visitar a Faculdade de Direito. Algo que considerámos muito enriquecedor, visto que daqui a uns anos poderemos vir a ser ali alunos. Outro dos locais que pudemos visitar foi a Sé Velha, algo que gostámos imenso de fazer, embora preferíssemos a visita à Universidade. Após estas duas visitas foi concedido algum tempo aos alunos para que, com os seus parceiros, fizessem algumas compras na baixa da cidade e visitassem a Igreja de Santa Cruz, onde está o túmulo do nosso 1º Rei de Portugal – D. Afonso Henriques.
De seguida fizemos um pequeno passeio até à outra margem do rio Mondego, atravessando o parque da cidade e a Ponte Pedro e Inês. De seguida fomos de autocarro até ao Fórum Coimbra onde almoçámos e pudemos fazer umas compras.
Cerca das quatro horas da tarde regressámos ao Avelar e o balanço que fazemos desta visita foi bastante positivo, porque permitiu a todos os alunos desfrutar de um belo dia com os nossos parceiros.

Apresentação das lendas de cada país e os Workshops





Durante este intercâmbio uma das actividades que os alunos tiverem de fazer foi a representação de uma lenda de cada país e a ilustração da mesma.
O primeiro grupo a representar foi o Português com a lenda “A rainha Santa Isabel e o ancião”. Os nossos alunos apresentaram um teatro que explicava a origem do nome Ancião.
Em seguida, o grupo Finlandês apresentou a lenda “Bishop Henrik and Lalli”, lendo-a.
Depois chegou a vez do grupo alemão. Este apresentou a sua lenda de forma diferente, trazendo-nos um vídeo da representação de “Struwwelpeter”, feita por uns alunos da escola alemã. Este vídeo ganhou o primeiro lugar numa competição em que a escola alemã entrou.
Por fim, o grupo Francês apresentou um teatro, da lenda “The Princess of the river”.
A seguir a assistirmos a estas excelentes representações fomos para os workshops e, divididos em grupos multinacionais de 10 a 12 alunos cada, pintámos uma tela sobre a lenda de cada país e também fizemos marcadores de livros, ilustrados com os desenhos das respectivas lendas.

Visita à FACE (Feira de Aprendizagem, Conhecimento e Empreendedorismo)


No dia 20 de Maio, os alunos da escola Escola Básica 2º e 3º ciclos de Avelar dirigiram-se à FACE com os seus parceiros Alemães, Franceses e Finlandeses.
O objectivo desta feira era mostrar um pouco mais sobre a educação em Portugal, nos vários os níveis de ensino (1º ciclo ao 3º ciclo). Nesta feira foram ainda apresentadas as novidades das tecnologias ligadas à educação e ao processo ensino- aprendizagem e também se procedeu a orientação de os alunos do 3º ciclo para os ajudar a escolher o seu percurso escolar pós-9º ano.
Havia stands das diferentes escolas do concelho, nas quais os alunos do 9º ano obtinham informações sobre os cursos nas escolas do concelho, e stands que permitiam obter informação sobre as novas tecnologias.
Durante a FACE foram também realizados alguns colóquios dirigidos a alunos, pais e professores para os quais foram convidados professores, entidades estrangeiras e especialistas nacionais.
Concluindo, foi uma feira dinâmica e divertida, e as actividades contribuíram para nos ligar ainda mais aos nossos parceiros estrangeiros.

Recepção dos alunos estrangeiros na Escola do Avelar e na Câmara Municipal de Ansião



Para a chegada dos nossos parceiros europeus à nossa escola, decidimos organizar uma recepção especial.
No dia 19 de Maio, os alunos do 8º ano, do Clube de Música, tocaram o Hino da Europa e cantaram músicas portuguesas enquanto que duas alunas do nono ano deram as boas-vindas aos nossos convidados com pequeno discurso. Seguiu-se um discurso de boas vindas da professora Maria José Peres e traduzido pela professora Isabel Serra.
Ao mesmo tempo que decorria esta actividade os alunos do 7ºB desfilavam, exibindo cartazes dos diferentes países da Europa.
Depois da recepção na escola fomos até Ansião para a recepção na Camâra Municipal de Ansião. Aí o Senhor Presidente da Câmara, Rui Rocha, e o Senhor Vice-Presidente, Fernando Inácio, deram as boas vindas aos alunos, professores, Presidente da Câmara Municipal de Kaarina e Sr Director Regional. O Senhor Presidente falou um pouco do concelho de Ansião e da FACE.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Recepção dos nossos parceiros na Escola - dia 18 de Maio





No dia 18 de Maio, pelas 10.00 da manhã decorreu a recepção, na escola, das delegações da Alemanha (10 alunos acompanhados pelos professores Rudi Wagner e Detlef Münkler), da Finlândia (8 alunos acompanhados da professora Ritva Tamminen, o Director da Escola, o Presidente da Câmara M. de Kaarina, Director Regional dos Edifícios Escolares, Arquitecto Sulonnen e Conselheira da Educação do ME de Helsínquia) e de França (6 alunos acompanhados por Serge Pons, Nichele Marchard e Marie-Paul Noizat)
A recepção, na escola, compreendeu uma exposição de cartazes sobre a Europa, do 7ºB, o hino da Europa e um fado, tocado e cantado por alunos do Clube de Música, discurso de boas vindas por alunas do Clube Europeu e boas vindas dadas pela Dra Maria José Peres, em substituíção do Sr Director.

Intercâmbio com a Escola de Piikkio, kaarina, Finlândia, Collége Littré de Bourges, França, e Wöhlerschule, Frankfurt, Alemanha


De 17 a 23 de Maio recebemos os nossos parceiros Alemães, Finlandeses e Franceses.
Aqui está a foto de grupo na Universidade de Coimbra.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Colóquio sobre Profissões


Na passada terça-feira, dia 27 de Abril, realizou-se na E.B. 2,3 de Avelar um colóquio sobre profissões. Nele estiveram presentes a Dr.ª Maria João Velez (juíza de círculo em Pombal), a Eng.ª Química Cristina Freire e a Animadora Social, Ana Santos.
Esta actividade realizou-se no âmbito da orientação vocacional, de maneira a orientar os jovens na escolha que terão de fazer no final deste ano lectivo e foi dinamizada pelas Directoras de Turma do 9ºano e pela Psicóloga da Escola, que nos tem vindo a acompanhar.
Cada uma destas profissionais partilhou com os alunos o seu percurso académico e um pouco da sua experiência profissional. Mostraram-se bastante simpáticas e bastante preocupadas em responder a todas as perguntas que colocámos.
Finalizando, considerámos este colóquio bastante enriquecedor, pois obtivemos resposta a questões que achávamos bastante pertinentes e que suscitavam a nossa curiosidade.

Trabalho realizado por:
Andreia Mendes Nº1
Andreia Jorge Nº2
Rita Silva Nº20

Visita de Estudo à Saint Gobain - Leca

Na tarde do dia 14 de Abril de 2010, pelas 2.30 iniciámos, a partir da escola EB 2,3 de Avelar, uma caminhada até à Saint Gobain, num dia nublado.
Esta Visita de Estudo à Saint Gobain foi planeada no âmbito da disciplina de Área de Projecto com o objectivo de conhecer melhor o mundo do trabalho, os mais variados cargos profissionais ali desempenhados e as suas instalações.
Quando chegamos à Saint Gobain fomos recebidos pelo senhor director fabril, o Sr Engenheiro Bernardo Mendonça, que nos falou sobre os mais variados projectos em que a Saint Gobain está inserida e seguidamente fomos conhecer as instalações da empresa.
Vestimos coletes e usámos capacetes para que estivéssemos em segurança. Com esta visita guiada ás instalações o senhor director fabril foi-nos explicando como eram fabricados os seus produtos. No fim de todas estas actividades e de nos despedirmos, partimos de volta para a nossa escola.

Noticia elaborada por:
Jorge Tavares, nº 12 – 9ºA
Ricardo Gertrudes, nº 16 – 9ºA

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O mercado municipal "LA BOQUERIA",em Barcelona, tem todos os tipos frutas, condimentos, peixes, legumes, JAMON, que é o presunto espanhol...queijos e tudo o que bom....é impossivel passar por aqui e sair de mãos vazias.
Eu comprei umas framboesas!



Apresentação de projecto de Assembleia Virtual - Ansião, na EdReNe – Barcelona


Os professores Isabel Serra e Ricardo Pimentel participaram no 4ª Seminário da EdReNe – Educational Repositories Network, de 24 a 26 de Março, em Barcelona, Espanha, onde o Engenheiro Rui Falcão, adiminstrador da Izone, apresentou o projecto que está a desenvolver em parceria com a Câmara Municipal de Ansião.
Este projecto surgiu no âmbito do Projecto Comenius Regio- New Learning Environments - do qual o Agrupamento de Escolas de Avelar é parceiro, e vai fazer do nosso concelho um exemplo em termos de Educação para a Cidadania dos jovens.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Alunos de 9º Ano têm aula com a professora de Neerlandês da Universidade de Coimbra


No dia 9 de Março de 2010 tivemos o prazer de receber, na Escola E.B. 2, 3 de Avelar, no âmbito dos Projectos Curriculares de Turma dos 9º A e B e do Clube Europeu, a professora de neerlandês da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a professora Antoinet Brink.
Nesta sessão tivemos a oportunidade de conhecer um pouco melhor a história dos Países Baixos e, acima de tudo, a sua língua!
Sabiam que existe uma grande semelhança entre o Português e o Neerlandês? E que na Holanda se encontram muitos vestígios da cultura Portuguesa? Bem, nós, já sabemos! Apesar de ser uma língua com pouca influencia a nível mundial, o Neerlandês, também conhecido como Flamengo ou Holandês, é cada vez mais procurado e estudado em Portugal, principalmente no ensino superior.
Neste curioso país muitas pessoas vivem abaixo do nível médio das águas do mar… Como? Bem, os Holandeses são peritos mundiais na construção de diques (palavra portuguesa derivada do neerlandês) que impedem que a água inunde a zona territorial. Aliás uma das nossas professoras de Geografia costuma dizer que “Deus construiu o mundo e os Holandeses a Holanda!”
Foi uma sessão muito esclarecedora que nos permitiu alargar os nossos conhecimentos não só de Geografia mas também das línguas e culturas europeias.
Carolina Marques e Ana Subtil – Clube Europeu

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ALUNOS DO CLUBE EUROPEU DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVELAR PARTICIPARAM EM MAIS UM INTERCÂMBIO COM A ESCOLA DE PIIKKIÖ, NA FINLÂNDIA



ALUNOS DO CLUBE EUROPEU DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVELAR PARTICIPARAM EM MAIS UM INTERCÂMBIO COM A ESCOLA DE PIIKKIÖ, NA FINLÂNDIA E NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EDUCA 2010, EM HELSÍNQUIA, NO ÂMBITO DO PROJECTO COMENIUS REGIO.
Em paralelo a este intercâmbio decorreu uma jornada de trabalho, de quatro dias, do Projecto Comenius Régio, com a participação dos Srs Presidente da Câmara Municipal de Ansião, Rui Rocha, Vice-presidente e Vereador da Educação, Fernando Inácio, Administrador da I-Zone, Rui Falcão e Professoras Isabel Serra e Maria José Peres, com os respectivos parceiros Finlandeses. Durante o Seminário de Educação Educa 2010 participaram ainda nesta jornada mais de uma dezena de arquitectos e consultores do Parque Escolar, de Portugal, e vários arquitectos e outros especialistas finlandeses em novos ambientes de aprendizagem.

Oito alunos da Escola Básica 2/3 de Avelar, acompanhados pelas professoras Isabel Serra, como coordenadora do Projecto Comenius Régio e do Clube Europeu, na escola, e Maria José Peres, como membro do órgão de Gestão do Agrupamento, realizaram, de 24 a 30 de Janeiro, um intercâmbio com a Escola de Piikkiö, na Finlândia. Este intercâmbio surge no âmbito do projecto Comenius Régio, Novos Ambientes de Aprendizagem, do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, e foi também partilhado com alunos e professores de outras escolas da Europa (Espanha, Holanda e Suécia)
A escola Salvelanrinne Comprehensive School situa-se na pequena vila de Piikkiö, que pertence, desde o ano passado, ao Município de Kaarina. A escola tem cerca de 500 alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e foi remodelada e ampliada há cerca de três anos. A escola está hoje muito bem equipada e o conforto parece ser a palavra-chave. Esta é ainda uma escola de referência na Finlândia, uma vez que os alunos obtêm normalmente bons resultados na avaliação externa, nomeadamente no que diz respeito ao PISA (Programme for International Student Assessment). Este programa visa avaliar a capacidade dos jovens de 15 anos no uso dos seus conhecimentos, de forma a enfrentarem os desafios da vida real, em vez de simplesmente avaliar o domínio que detêm sobre os conteúdos do seu currículo escolar específico.
O primeiro dia em Piikkiö foi passado com a recepção e em aulas na escola. O segundo dia foi passado em Turku, uma das cidades mais antigas da Finlândia e muito conhecida pela indústria náutica. Visitaram o Museu Aboa Vetus, onde ficaram a conhecer um pouco da história da Finlândia. Almoçaram no Harald, um restaurante Viking, e seguiu-se uma tarde bem tipicamente finlandesa, no campo, com uma sauna e um banho no lago gelado, depois de umas salsichas grelhadas e um sumo de fruta quente numa cabana no meio da floresta., com temperaturas muito negativas.
O terceiro dia, quarta-feira, foi passado em Pöytyä, uma estância de ski. Os nossos meninos saíram-se muito bem e felizmente não houve pernas, nem braços partidos.
No quarto dia da parte da manhã foi a vez de conhecermos o Planetário e o Observatório de Tuorla, onde assistiram à representação da peça “ The story of the Christmas Star” e ficaram a conhecer o espaço onde se fabricam das melhores lentes do mundo para telescópios e satélites. Da parte da tarde foi a partida para Helsínquia de cinco alunos e da Professora Isabel Serra, enquanto que três ficaram mais uns dias na escola com a professora Maria José Peres. O final do dia para os alunos que seguiram para Helsínquia foi passado num jogo de hóquei no gelo, o desporto mais popular na Finlândia.
Os últimos dias, para os que foram para Helsínquia, foram passados no Seminário de Educação Educa 2010, a ter aulas (simuladas), a conhecer os restaurantes de fast food e a cidade.
O grupo que ficou na escola aproveitou os três dias para participar em novas experiências tal como fazer patinagem no gelo e participar nas actividades lectivas, também visitaram a cidade de Helsínquia e a Educa 2010.
No sábado, dia 30 de Janeiro, foi o dia da despedida e de regresso a casa. Foram muitas as lágrimas na despedida e a viagem de avião até Lisboa foi passada a planear a “melhor” recepção possível, dos seus parceiros, em Maio próximo, na sua vinda a Portugal.
Os jovens portugueses foram, mais uma vez, excelentes embaixadores de Portugal. Deixaram grandes amigos na Finlândia!
Para os nossos alunos foi uma excelente oportunidade de se enriquecerem ainda mais! Como dizia o Diogo Vitória “Foi uma experiência muito especial para todos nós!
Foi uma excelente oportunidade para melhorarmos o nosso inglês e o meu melhorou imenso!
Aprendemos algumas coisas em Suomi, a língua falada na Finlândia. Conhecemos pessoas novas e novas culturas. Fizemos coisas que nunca tínhamos feito, como ir à sauna e mergulhar no lago gelado da floresta, fazer esqui, etc. Inesquecível!”
Um agradecimento à Câmara Municipal de Ansião, ao Sr Dr José Augusto Medeiros e à Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Avelar pelo apoio.
Profs. Isabel Serra e Maria José Peres

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O que pensa uma das mães da participação da sua filha na Visita de Estudo à Finlândia


Cabe-me fazer uma reflexão, enquanto Encarregada de Educação, sobre a visita de estudo/Intercâmbio que decorreu entre os dias 24 e 30 de Janeiro do corrente ano. Nela participaram alguns alunos do 8º e 9ºAnos, do Agrupamento de Escolas de Avelar e as professoras Isabel Serra e Mª José Peres. Esta foi desenvolvida no âmbito do Clube Europeu, dinamizado pela professora Isabel Serra.
A semana em que decorreu este intercâmbio foi passada com alguma preocupação, ansiedade também, dado que era a primeira vez que a minha educanda participava num projecto destes. Contudo, e confiando plenamente nas docentes responsáveis, deixei-a participar na referida actividade. Considero que as professoras dinamizadoras estão de parabéns pelo trabalho e dedicação colocado neste programa, porque para além da profissão que exercem, têm família, são mães, donas de casa e, nesta semana, partiram rumo à aventura, com preocupações acrescidas, já que “deixaram os delas”, e foram cuidar “dos nossos”, proporcionando-lhes dias diferentes. Dias de convívio entre professores e alunos, de um país diferente, de uma escola diferente e com culturas também diferentes. Penso que esta viagem possibilitou aos nossos filhos conhecer um país que, possivelmente, poderiam nunca visitar, e se o visitassem, nunca seria desta forma, já que não teriam parceiros para partilhar experiências. Permitiu-lhes, ainda, aperfeiçoar o seu inglês, aliviar um pouco do stress dos testes e da rotina das aulas e serviu também para que este, não seja mais um ano de escolaridade em que “ nada de novo acontece”, para além do cumprimento de conteúdos programáticos.


Mª Lurdes Silva (Encarregada de Educação)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Visita ao Observatório de Kaarina



Visitámos o observatório de Kaarina, um dos melhores do mundo, já que ganhou à NASA um concurso na construção de lentes para os telescópios e satélites.
É neste subterrâneo e nesta mesa que são feitas as lentes. Aqui dentro a temperatura mantem-se estável (15º) tanto no Inverno como no Verão.
Depois subímos à montanha para ver o telescópio do Observatório.E aí a temperatura era de -12º

Carolina Marques

Visita ao Palanetário e apresentação da peça “ the story of the Christmas Star”.

Sabem qual é o segredo e a história por detrás da estrela de Natal? Aquela que guiou os três Reis Magos até um dos maiores milagres do mundo? Bem, nós já sabemos... Graças à visita ao Planetário de Kaarina.
Carolina Marques

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Viagem à Finlândia.



Na semana de 24 a 30 de Janeiro nós, os alunos do Clube Europeu, visitámos a Finlândia num intercâmbio com a escola de Piikkiö, onde ficámos em casa de vários alunos finlandeses.
Foi uma experiência muito especial para todos nós!
Foi uma excelente oportunidade para melhorarmos o nosso inglês e o meu melhorou imenso!
Aprendemos algumas coisas em Suomi, a língua falada na Finlândia. Conhecemos pessoas novas e novas culturas. Fizemos coisas que nunca tínhamos feito, como ir à sauna e mergulhar no lago gelado da floresta, fazer esqui, etc.
É inesquecível!
Diogo Victória

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Projecto Comenius Regio - Programa Aprendizagem ao Longo da Vida


O Presidente Dr. Rui Rocha e o Vice-presidente Prof. Fernando Inácio Medeiros deslocaram-se à Finlândia, entre 25 e 30 de Janeiro. Esta deslocação, em que participaram também as professoras Isabel Serra e Maria José Peres, com oito alunos do Agrupamento de Escolas de Avelar, e um representante da empresa I-Zone, entidade particular parceira do projecto, inseriu-se na calendarização de actividades prevista na candidatura apresentada pelo Município de Ansião e pelo Agrupamento de Escolas de Avelar ao programa Future Learning Environment, do programa sectorial Comenius-Regio. Esta candidatura aconteceu em parceria com a cidade finlandesa de Kaarina e a presente visita tem como ponto alto, além do conhecimento dos modelos de educação ali praticados, a participação na Educa, uma feira de Educação em Helsínquia. A participação em acções e workshops em torno do futuro da Educação à escala Europeia completaram o programa da visita, que terminou a 30 de Janeiro. Esta candidatura de Ansião, uma das cinco aprovadas a nível nacional, prevê ainda a realização em Ansião, durante o ano de 2010, de dois seminários sobre educação, na sua dimensão europeia. A todas as iniciativas associar-se-ão representantes das várias entidades, públicas e privadas, parceiras do programa Comenius. Um programa que visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, bem como dos estabelecimentos e organizações que oferecem esses mesmos níveis de ensino, de modo a atingir todos os intervenientes e agentes da actividade educativa.

In site da C. Municipal de Ansião e Jornal Horizonte, Fevereiro 2010