sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
ALUNOS DO CLUBE EUROPEU DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVELAR PARTICIPARAM EM MAIS UM INTERCÂMBIO COM A ESCOLA DE PIIKKIÖ, NA FINLÂNDIA
ALUNOS DO CLUBE EUROPEU DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVELAR PARTICIPARAM EM MAIS UM INTERCÂMBIO COM A ESCOLA DE PIIKKIÖ, NA FINLÂNDIA E NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EDUCA 2010, EM HELSÍNQUIA, NO ÂMBITO DO PROJECTO COMENIUS REGIO.
Em paralelo a este intercâmbio decorreu uma jornada de trabalho, de quatro dias, do Projecto Comenius Régio, com a participação dos Srs Presidente da Câmara Municipal de Ansião, Rui Rocha, Vice-presidente e Vereador da Educação, Fernando Inácio, Administrador da I-Zone, Rui Falcão e Professoras Isabel Serra e Maria José Peres, com os respectivos parceiros Finlandeses. Durante o Seminário de Educação Educa 2010 participaram ainda nesta jornada mais de uma dezena de arquitectos e consultores do Parque Escolar, de Portugal, e vários arquitectos e outros especialistas finlandeses em novos ambientes de aprendizagem.
Oito alunos da Escola Básica 2/3 de Avelar, acompanhados pelas professoras Isabel Serra, como coordenadora do Projecto Comenius Régio e do Clube Europeu, na escola, e Maria José Peres, como membro do órgão de Gestão do Agrupamento, realizaram, de 24 a 30 de Janeiro, um intercâmbio com a Escola de Piikkiö, na Finlândia. Este intercâmbio surge no âmbito do projecto Comenius Régio, Novos Ambientes de Aprendizagem, do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, e foi também partilhado com alunos e professores de outras escolas da Europa (Espanha, Holanda e Suécia)
A escola Salvelanrinne Comprehensive School situa-se na pequena vila de Piikkiö, que pertence, desde o ano passado, ao Município de Kaarina. A escola tem cerca de 500 alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e foi remodelada e ampliada há cerca de três anos. A escola está hoje muito bem equipada e o conforto parece ser a palavra-chave. Esta é ainda uma escola de referência na Finlândia, uma vez que os alunos obtêm normalmente bons resultados na avaliação externa, nomeadamente no que diz respeito ao PISA (Programme for International Student Assessment). Este programa visa avaliar a capacidade dos jovens de 15 anos no uso dos seus conhecimentos, de forma a enfrentarem os desafios da vida real, em vez de simplesmente avaliar o domínio que detêm sobre os conteúdos do seu currículo escolar específico.
O primeiro dia em Piikkiö foi passado com a recepção e em aulas na escola. O segundo dia foi passado em Turku, uma das cidades mais antigas da Finlândia e muito conhecida pela indústria náutica. Visitaram o Museu Aboa Vetus, onde ficaram a conhecer um pouco da história da Finlândia. Almoçaram no Harald, um restaurante Viking, e seguiu-se uma tarde bem tipicamente finlandesa, no campo, com uma sauna e um banho no lago gelado, depois de umas salsichas grelhadas e um sumo de fruta quente numa cabana no meio da floresta., com temperaturas muito negativas.
O terceiro dia, quarta-feira, foi passado em Pöytyä, uma estância de ski. Os nossos meninos saíram-se muito bem e felizmente não houve pernas, nem braços partidos.
No quarto dia da parte da manhã foi a vez de conhecermos o Planetário e o Observatório de Tuorla, onde assistiram à representação da peça “ The story of the Christmas Star” e ficaram a conhecer o espaço onde se fabricam das melhores lentes do mundo para telescópios e satélites. Da parte da tarde foi a partida para Helsínquia de cinco alunos e da Professora Isabel Serra, enquanto que três ficaram mais uns dias na escola com a professora Maria José Peres. O final do dia para os alunos que seguiram para Helsínquia foi passado num jogo de hóquei no gelo, o desporto mais popular na Finlândia.
Os últimos dias, para os que foram para Helsínquia, foram passados no Seminário de Educação Educa 2010, a ter aulas (simuladas), a conhecer os restaurantes de fast food e a cidade.
O grupo que ficou na escola aproveitou os três dias para participar em novas experiências tal como fazer patinagem no gelo e participar nas actividades lectivas, também visitaram a cidade de Helsínquia e a Educa 2010.
No sábado, dia 30 de Janeiro, foi o dia da despedida e de regresso a casa. Foram muitas as lágrimas na despedida e a viagem de avião até Lisboa foi passada a planear a “melhor” recepção possível, dos seus parceiros, em Maio próximo, na sua vinda a Portugal.
Os jovens portugueses foram, mais uma vez, excelentes embaixadores de Portugal. Deixaram grandes amigos na Finlândia!
Para os nossos alunos foi uma excelente oportunidade de se enriquecerem ainda mais! Como dizia o Diogo Vitória “Foi uma experiência muito especial para todos nós!
Foi uma excelente oportunidade para melhorarmos o nosso inglês e o meu melhorou imenso!
Aprendemos algumas coisas em Suomi, a língua falada na Finlândia. Conhecemos pessoas novas e novas culturas. Fizemos coisas que nunca tínhamos feito, como ir à sauna e mergulhar no lago gelado da floresta, fazer esqui, etc. Inesquecível!”
Um agradecimento à Câmara Municipal de Ansião, ao Sr Dr José Augusto Medeiros e à Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Avelar pelo apoio.
Profs. Isabel Serra e Maria José Peres
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
O que pensa uma das mães da participação da sua filha na Visita de Estudo à Finlândia
Cabe-me fazer uma reflexão, enquanto Encarregada de Educação, sobre a visita de estudo/Intercâmbio que decorreu entre os dias 24 e 30 de Janeiro do corrente ano. Nela participaram alguns alunos do 8º e 9ºAnos, do Agrupamento de Escolas de Avelar e as professoras Isabel Serra e Mª José Peres. Esta foi desenvolvida no âmbito do Clube Europeu, dinamizado pela professora Isabel Serra.
A semana em que decorreu este intercâmbio foi passada com alguma preocupação, ansiedade também, dado que era a primeira vez que a minha educanda participava num projecto destes. Contudo, e confiando plenamente nas docentes responsáveis, deixei-a participar na referida actividade. Considero que as professoras dinamizadoras estão de parabéns pelo trabalho e dedicação colocado neste programa, porque para além da profissão que exercem, têm família, são mães, donas de casa e, nesta semana, partiram rumo à aventura, com preocupações acrescidas, já que “deixaram os delas”, e foram cuidar “dos nossos”, proporcionando-lhes dias diferentes. Dias de convívio entre professores e alunos, de um país diferente, de uma escola diferente e com culturas também diferentes. Penso que esta viagem possibilitou aos nossos filhos conhecer um país que, possivelmente, poderiam nunca visitar, e se o visitassem, nunca seria desta forma, já que não teriam parceiros para partilhar experiências. Permitiu-lhes, ainda, aperfeiçoar o seu inglês, aliviar um pouco do stress dos testes e da rotina das aulas e serviu também para que este, não seja mais um ano de escolaridade em que “ nada de novo acontece”, para além do cumprimento de conteúdos programáticos.
Mª Lurdes Silva (Encarregada de Educação)
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Visita ao Observatório de Kaarina
Visitámos o observatório de Kaarina, um dos melhores do mundo, já que ganhou à NASA um concurso na construção de lentes para os telescópios e satélites.
É neste subterrâneo e nesta mesa que são feitas as lentes. Aqui dentro a temperatura mantem-se estável (15º) tanto no Inverno como no Verão.
Depois subímos à montanha para ver o telescópio do Observatório.E aí a temperatura era de -12º
Carolina Marques
Visita ao Palanetário e apresentação da peça “ the story of the Christmas Star”.
Sabem qual é o segredo e a história por detrás da estrela de Natal? Aquela que guiou os três Reis Magos até um dos maiores milagres do mundo? Bem, nós já sabemos... Graças à visita ao Planetário de Kaarina.
Carolina Marques
Carolina Marques
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Viagem à Finlândia.
Na semana de 24 a 30 de Janeiro nós, os alunos do Clube Europeu, visitámos a Finlândia num intercâmbio com a escola de Piikkiö, onde ficámos em casa de vários alunos finlandeses.
Foi uma experiência muito especial para todos nós!
Foi uma excelente oportunidade para melhorarmos o nosso inglês e o meu melhorou imenso!
Aprendemos algumas coisas em Suomi, a língua falada na Finlândia. Conhecemos pessoas novas e novas culturas. Fizemos coisas que nunca tínhamos feito, como ir à sauna e mergulhar no lago gelado da floresta, fazer esqui, etc.
É inesquecível!
Diogo Victória
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Projecto Comenius Regio - Programa Aprendizagem ao Longo da Vida
O Presidente Dr. Rui Rocha e o Vice-presidente Prof. Fernando Inácio Medeiros deslocaram-se à Finlândia, entre 25 e 30 de Janeiro. Esta deslocação, em que participaram também as professoras Isabel Serra e Maria José Peres, com oito alunos do Agrupamento de Escolas de Avelar, e um representante da empresa I-Zone, entidade particular parceira do projecto, inseriu-se na calendarização de actividades prevista na candidatura apresentada pelo Município de Ansião e pelo Agrupamento de Escolas de Avelar ao programa Future Learning Environment, do programa sectorial Comenius-Regio. Esta candidatura aconteceu em parceria com a cidade finlandesa de Kaarina e a presente visita tem como ponto alto, além do conhecimento dos modelos de educação ali praticados, a participação na Educa, uma feira de Educação em Helsínquia. A participação em acções e workshops em torno do futuro da Educação à escala Europeia completaram o programa da visita, que terminou a 30 de Janeiro. Esta candidatura de Ansião, uma das cinco aprovadas a nível nacional, prevê ainda a realização em Ansião, durante o ano de 2010, de dois seminários sobre educação, na sua dimensão europeia. A todas as iniciativas associar-se-ão representantes das várias entidades, públicas e privadas, parceiras do programa Comenius. Um programa que visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, bem como dos estabelecimentos e organizações que oferecem esses mesmos níveis de ensino, de modo a atingir todos os intervenientes e agentes da actividade educativa.
In site da C. Municipal de Ansião e Jornal Horizonte, Fevereiro 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)