quarta-feira, 10 de março de 2010

Alunos de 9º Ano têm aula com a professora de Neerlandês da Universidade de Coimbra


No dia 9 de Março de 2010 tivemos o prazer de receber, na Escola E.B. 2, 3 de Avelar, no âmbito dos Projectos Curriculares de Turma dos 9º A e B e do Clube Europeu, a professora de neerlandês da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a professora Antoinet Brink.
Nesta sessão tivemos a oportunidade de conhecer um pouco melhor a história dos Países Baixos e, acima de tudo, a sua língua!
Sabiam que existe uma grande semelhança entre o Português e o Neerlandês? E que na Holanda se encontram muitos vestígios da cultura Portuguesa? Bem, nós, já sabemos! Apesar de ser uma língua com pouca influencia a nível mundial, o Neerlandês, também conhecido como Flamengo ou Holandês, é cada vez mais procurado e estudado em Portugal, principalmente no ensino superior.
Neste curioso país muitas pessoas vivem abaixo do nível médio das águas do mar… Como? Bem, os Holandeses são peritos mundiais na construção de diques (palavra portuguesa derivada do neerlandês) que impedem que a água inunde a zona territorial. Aliás uma das nossas professoras de Geografia costuma dizer que “Deus construiu o mundo e os Holandeses a Holanda!”
Foi uma sessão muito esclarecedora que nos permitiu alargar os nossos conhecimentos não só de Geografia mas também das línguas e culturas europeias.
Carolina Marques e Ana Subtil – Clube Europeu