quarta-feira, 21 de maio de 2008

AS ESCOLAS DO CONCELHO DE ANSIÃO, APOIADAS E INCENTIVADAS PELA CÂMARA MUNICIPAL, COMEMORAM A PRIMAVERA DA EUROPA/DIA DA EUROPA E O ANO EUROPEU D. INT.


Intercâmbio com o Collège Littré
De 20 a 26 de Abril de 2008, 26 alunos do Collège Littré, de Bourges, França, nossos parceiros desde 1998, participaram num intercâmbio com as escolas do Concelho de Ansião.
Este projecto inter-escolas teve como público alvo os alunos de 7º Ano. Os jovens franceses foram acolhidos por 14 alunos do 7º A da nossa escola, 7 alunos da Escola Básica 2.3 e Secundária de Ansião e 4 alunos do Instituto Vasco da Gama de Santiago da Guarda.
O grupo Francês chegou no domingo, ao final do dia, e foi acolhido pelas famílias, alunos, professores e Sr Vereador da Educação, em frente aos Paços do Município em Ansião. Na segunda-feira a comitiva francesa teve uma recepção muito simpática no auditório da Câmara Municipal, tendo sido presenteada com uma visita à Residência dos Condes de Castelo Melhor, em Santiago da Guarda. Na tarde de 2ª feira e durante todo o dia de terça-feira estes alunos acompanharam os seus parceiros nas aulas. Na nossa escola, foi proporcionado intercâmbio dos alunos franceses com todos os alunos de 7º Ano, o que aconteceu nas aulas de Inglês da tarde de segunda-feira e ainda nas aulas de Área de Projecto, Formação Cívica e Educação Física da tarde de terça-feira. Nesta tarde o grupo Francês, composto pelos alunos acolhidos em Avelar e em Santiago da Guarda, procederam a uma demonstração de Esgrima para todos os alunos de 7º A e B e do 8º C.
Durante a manhã de 4ª feira e todo o dia de 5ª feira, decorreram workshops de Esgrima, Ginástica/Dança e Teatro, coordenadas pelos professores franceses e acompanhadas por um grupo significativo de docentes da nossa escola, rotativamente no pavilhões gimnodesportivos de Ansião, Santiago da Guarda e Avelar. Nas várias escolas é de registar um público de alunos significativo a assistir às diferentes actividades.
Na tarde de 4ª feira os alunos franceses os seus parceiros portugueses foram presenteados pela Câmara Municipal com uma ida à piscina e uma visita à exposição de telas pintadas durante o VI Encontro Europeu e Comemorativa do 50 Anos da União Europeia.
Na noite de 5ª feira, o Clube a Palavra comemorou o seu X Aniversário com uma peça de Teatro e todos os alunos franceses, acompanhados dos seus parceiros, estiveram presentes, procedendo também a uma demonstração de esgrima, coordenados pelo professor Serge Pons.
O dia de 6ª feira, por ser feriado, foi passado com as famílias que os levaram a passear por Avelar, Ansião, Santiago da Guarda, Coimbra, Figueira da Foz, Fátima, etc. Os professores franceses, acompanhados pelos professores Ricardo Pimentel, Filomena Pedro e Isabel Serra, tiveram oportunidade de visitar O Convento de Cristo em Tomar e de conviver com diferentes épocas da nossa história.
No sábado, às 7 horas da manhã, foi a despedida e a partida para Lisboa. Foi bem dolorosa a despedida para todos, o que prova que estivemos perante um verdadeiro “intercâmbio”.
As famílias do concelho foram também incansáveis e proporcionaram uma excelente semana a estes jovens franceses que se despediram emocionados e já com as saudades bem patentes nos seus rostos.
Agora, os nossos alunos anseiam pela oportunidade de participar num intercâmbio em França. O convite foi formulado pela escola francesa para Janeiro de 2009. Vamos ver!

Sem comentários: