terça-feira, 6 de maio de 2008

Árvore







As árvores são essenciais à vida do ser humano. Tanto o ser humano como os animais dependem das árvores, sem elas não conseguíamos viver.
As árvores, para além de nos fornecerem grandes quantidades de oxigénio, também nos dão madeira, que pode servir para fabricar papel, mobiliário…, também nos dão cortiça, alimentos, sombra, mas ainda fornecem abrigo e alimentos aos animais silvestres e também são óptimas para o fornecimento de matéria orgânica para o solo e para a retenção de humidade.
No entanto a raça humana, ao construir grandes empreendimentos como fábricas, está a destruir grande área florestal, abatendo muitas árvores e poluindo os rios e mares, despejando lá todos os resíduos produzidos nessas mesmas fábricas, mas também poluem a atmosfera libertando gases tóxicos como o dióxido de carbono para a atmosfera. Esta poluição está a perfurar a camada de ozono, deixando assim entrar os raios solares sendo responsáveis pelo aumento global da temperatura e consequentes alterações climatéricas. Os raios solares estão ainda a derreter os icebergs e provocando o degelo nos pólos, provocando o aumento médio das águas do maré é por isso que a General Motors, uma fábrica importante de automóveis, a fim de resgatar o dióxido de carbono emitido decidiu patrocinar a plantação de cerca de 130mil árvores no conselho de Ansião, a fim de sequestrar cerca de 31mil toneladas de dióxido de carbono emitido pelos veículos que produz.
E com isto pode-se concluir que a raça humana é uma verdadeira máquina auto – destrutiva.

Bernardo, 7ºA

Sem comentários: