sexta-feira, 23 de maio de 2008

SÃO DUAS AS ACTIVIDADES QUE ENVOLVEM ESCOLAS PARCEIRAS DE FRANÇA, ALEMANHA, ESPANHA E SUÉCIA E PORTUGAL, COORDENADAS PELO CLUBE EUROPEU E DEP. L.E.


VII Encontro Europeu / Visita de Estudo a Frankfurt, Alemanha
De 12 a 17 de Maio decorreu na escola Wöhlerschüle, de Frankfurt, na Alemanha, o VII Encontro Europeu que reuniu, durante uma semana, cerca de 200 jovens alunos de escolas oriundas de Espanha, França, Portugal, Suécia e Alemanha. Foi uma semana muito rica e diversificada em actividades, numa coordenação do professor Rudi Wagner Hirte, um grande amigo do nosso concelho.
A comitiva Portuguesa era composta por 14 alunos da Escola Básica 2.3 de Avelar e as professoras Isabel Cisneiros e Isabel Serra, 9 alunos da Escola Básica 2.3 de Ansião e a professora Glória Silva e 6 alunos do Instituto Vasco da Gama e a professora Susana Fernandes.
A partida aconteceu à 1 hora da manhã de 2ª feira, dia 12 de Maio, em frente aos Paços do Concelho de Ansião, onde tivemos a simpática presença do Sr Presidente da Câmara Municipal e do Sr Vereador da Educação. A maior parte dos nossos jovens teve o seu baptismo de voo durante a viagem Porto - Frankfurt Hahn, na Ryanair. No aeroporto aguardava-nos o coordenador do projecto, Rudi Wagner, para nos dar as boas vindas à Alemanha. E a chegada à escola foi às 14 horas, de segunda-feira, onde nos aguardavam alunos, professores e as famílias. Era feriado na Alemanha, por isso fomos de imediato para as respectivas famílias, só regressando à escola às 19 horas para a recepção oficial e um buffet, já com todas as comitivas estrangeiras, alunos, professores e famílias. Na terça-feira, dia 13, iniciaram-se as actividades das Olimpíadas da Wöhlerschüle, com workshops (Física, Química, Biologia, Teatro, Step, Voleibol, Hóquei, Judo, e Modelagem/Escultura). Os cerca de 200 alunos, divididos em 10 grupos, circularam rotativamente por estas actividades durante a 3ª e 4ª feiras. Na 3ª feira, mais uma recepção oficial com as entidades autárquicas e patrocinadores do VII Encontro Europeu e concerto com alunos da escola, seguido de um excelente jantar.
No dia de 5º Feira, os grupos estiveram divididos em actividades diferentes. Uns participaram num rally paper à volta da escola, outros foram visitar o Zoo, outros o Museu de História Natural, outros ainda o Stadtwaldhaus - parque da cidade, e os mais “fortes”, como eu, a Inês, o André e o João, fizemos um passeio de bicicleta, de 25 km, pelos parques à volta da cidade de Frankfurt. Esta é considerada a cidade “mais verde” da Europa pelo facto de ter um “green belt” (cinto verde) à sua volta. São muitas, muitas as árvores nos jardins particulares, públicos, escolas, por todo o lado, só árvores e mais árvores. À noite mais um sarau na escola, agora era a vez de cada comitiva se apresentar no palco. A comitiva portuguesa fez o seu melhor por promover Portugal, e conseguiu! No final houve pais que quiseram saber mais sobre o nosso país e por isso vieram até nós com perguntas.
Na 6ª feira, desporto e teatro toda a manhã. O dia da despedida. Havia alunos portugueses e os outros muito tristes por esta jornada já estar a chegar ao fim. À noite o auditório da escola foi transformado em discoteca e os jovens europeus tiveram a última oportunidade desta semana de conviverem e de se despedirem. Foram muitas as lágrimas e os abraços na hora da despedida!
Depois de um final de noite passado no ginásio da escola, sempre acompanhados pelo professor organizador do VII Encontro Europeu, Rudi Wagner, e pelo professor responsável pelo grupo francês, Serge Pons, partimos às 3 horas da manhã para o aeroporto Frankfurt Hahn, para apanhar novamente um voo da Ryanair, às 6 horas. O voo decorreu sem incidentes e chegou ao Porto pelas 8 horas e 30 minutos.
Aguardava o autocarro da Câmara Municipal de Ansião que transportou alunos e professores de volta a Ansião onde estavam os pais e encarregados de educação dos viajantes.
A emoção e as saudades eram muitas, e o encontro foi cheio de alegria.
Terminou assim o VII Encontro Europeu, que decorreu da melhor maneira e certamente contribuiu para tornar os nossos jovens mais responsáveis, mais colaborantes, mais compreensivos, mais europeus, mas também mais portugueses.
Mais uma vez os jovens do nosso concelho foram bons embaixadores do nosso país.

Sem comentários: